Projeto Peixe-boi (Ilha de Itamaracá – PE)

Quer fazer um passeio inesquecível? Então vá ao Projeto Peixe-boi na Ilha de Itamaracá em Pernambuco. Este com certeza é o lugar mais lindo que eu já fui, sem contar a sua importância ecológica de preservação do peixe-boi. Alguém consegue imaginar o tanto que eu chorei quando cheguei nesse lugar? UM PARAÍSO!

O Projeto Peixe-Boi foi criado em 1980 pelo Governo Federal, numa tentativa de fazer uma avaliação da situação em que se encontrava o peixe-boi marinho no Brasil. Em 1990, o Projeto recebeu o status de Centro Nacional de Conservação e Manejo de Sirênios, uma unidade descentralizada do Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Desde então, conta com o apoio técnico-administrativo da Fundação Mamíferos Marinhos, uma organização não governamental sem fins lucrativos que capta recursos para investimentos no Projeto Peixe-boi.

Em 1998, o Centro foi promovido a Centro Nacional de Pesquisa, Conservação e Manejo de Mamíferos Aquáticos, sempre atuando em parceria com a Fundação Mamíferos Marinhos na execução do Projeto Peixe-Boi.

Para reverter o processo de extinção do peixe-boi marinho, o Projeto Peixe-Boi, com a unidade móvel “Iguarakue” fez um extenso levantamento na costa brasileira, através de entrevistas direcionadas às populações ribeirinhas, definindo as principais áreas de ocorrência desse mamífero aquático, recomendando a criação de Áreas de Proteção Ambiental e a implementação de Bases Executoras Regionais.

Para cumprir sua função, o Projeto Peixe-Boi resgata, reabilita e reintroduz peixes-bois no seu habitat natural. A reprodução e o nascimento de filhotes em cativeiro também são elementos importantes desta estratégia. Existem exemplos vitoriosos de animais que passaram por este processo, foram reintroduzidos e hoje são monitorados diariamente pela equipe técnica do Projeto através da rádio-telemetria.

NÃO PERCA MAIS TEMPO E VÁ CURTIR ESSA MARAVILHA!

BOA VIAGEM!! =]

Published in: on 28/12/2009 at 16:36  Comments (22)  

The URI to TrackBack this entry is: http://mariliaescobar.wordpress.com/2009/12/28/projeto-peixe-boi-ilha-de-itamaraca-pe/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

22 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Ei Flor… Eu estava aí esse dia… Teve alguém que chorou esse dia, hein!?
    Ehehe. Te amo, beijocas

  2. Eu amei esse site ele é ótimo amanha eu vou para a fundação peixe-boi e eu acho que é muito legal

    • Obrigada pelo elogio, Beatriz!

      Volte mais vezes.

  3. gostei muito da fotografia

  4. eu queria muito ir ai quando eu fui para itamaracá nao deu pra ir mais eu quero muito conhece esse luga r que é tao maravilhoro

    • Bárbara, vc vai adorar! É lindo….

    • Eu fui nossa e mto legal vc tem que ver Eu vi a tal dakela Xica tem 50 anos bem novinha

  5. Já fui conhecer esse Projeto’ fui em uma excursão de escola …
    Tudo muito liindo’ é perfeiito o que eles fazeem.

    • Não é lindo? Eu quando fui morri de chorar. rs

  6. Temos que ajudar os animais, mas infelismente as pesquisas de eficasia de medicamentos tem que ser feita neles, para o bem da humanidade,a não ser que tenha outra alternativa que eu não conhesa

  7. os animais prescisam da ajuda de todos nós,com as queimadas,poluições os bichos acabam morrendo.

    • Concordo Emilly.

      Obrigada pela visita!!!

  8. muito lindo

  9. Iludindo é?? Porque quando fuii aii era uma porcaria, a água n era nada cristalina –‘

    • Fábia,

      Ao contrário de você, eu adorei o lugar!!

      Marilia

  10. moro na ilha e tenho maior orgulho desse lugar,quem o conhece sempre volta!

    • O lugar é LINDO!!!

      Espero voltar mais vezes…

      Marilia

  11. Eu gostei muito e pretendo ir mais vezes

  12. eu gostei pq tenho q fazer um trabalho esse site me ajudou bastante vlw.

  13. Claudivando Araújo Ferreira, sou acadêmico de DIREITO- FACULDADE ASPER – JOÃO PESSOA PB. Junto com o nosso prof; Franklin – PROCURADOR GERAL DO IBAMA, foi este quem nos levou a conhecer esse projeto tão incrivel, tão afável com esse animal propriamente dito,

    EU E MINHA TUMA DA FACULDADE, DESEJAMOS RETORNAR +S.

  14. Olá,gostaria de agendar uma excursão ao local,porém não tenho o numero,será que alguém aqui pode me passar???


Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 991 outros seguidores

