Dedos a mais são frequentes entre casos de má-formação genética, dizem estudos.

Nascer com alguns dedos a mais é um dos problemas mais comuns de má formação genética dos membros, mostram pesquisas brasileiras realizadas em Pelotas (RS) e em Maceió. Os estudos indicam que há um caso para cada 640 nascimentos na cidade do Sul, enquanto a ocorrência é de um a cada 250 na capital alagoana.

O problema, que se chama polidactilia, chamou a atenção nesta terça-feira (22) após a divulgação de um caso na China em que um menino tinha 16 dedos nos pés e 15 nas mãos. Ele foi operado e teve os dedos em excesso extraídos.

Segundo o médico Salmo Raskin, presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica, a polidactilia é uma alteração genética e está ligada à hereditariedade. “Quando esse menino [da China] crescer, há 50% de chance de ele ter um filho com o mesmo problema”, afirma.

O especialista explica que, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não há fatores externos que possam desencadear a alteração. “Existe muita lenda. Não é porque a pessoa tomou álcool durante a gravidez, por exemplo, que isso vá influenciar”, conta.

De acordo com Raskin, os casos mais comuns são os em que a pessoa nasce com apenas um dedo a mais em cada membro. “Esse caso da China é chamado de polidactilia severa”, conta.

Em grande parte dos casos, os dedos que nascem a mais funcionam bem. De acordo com Raskin, contudo, a cirurgia para a extração do membro sobressalente costuma ser recomendada. “Além do problema físico, há a questão estética. Isso [a polidactilia] gera muito impacto psicológico.”

Pesquisas

Segundo o estudo realizado no Sul pela Universidade Federal de Pelotas, de 51,9 mil pessoas que nasceram na cidade entre 1990 e 1998 houve 81 casos de polidactilia (um para cada 640). A maioria (82,5%) deles ocorreu apenas na mão, enquanto 9,4% das crianças tiveram problemas nos pés e 8,1% apresentaram a má-formação em ambos os membros.

Já em Maceió, uma pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco feita com 2500 crianças nascidas entre 2002 e 2003 registrou dez casos (um a cada 250). A polidactilia se mostrou a doença de má-formação dos membros mais frequente depois do pé torto congênito, que ocorreu em 18 crianças durante o período analisado.

O resultado de ambos os estudos é semelhante ao registrado em outras partes do mundo. Uma pesquisa realizada paralelamente nos EUA e na Suécia em 1985 e 1986 mostrou que, de 34.457 nascimentos observados, 147 apresentaram polidactilia (um a cada 234).

Segundo a pesquisa, realizada pela Universidade do Alabama, nos EUA, em parceria com a Universidade de Uppsala, na Suécia, a incidência desse tipo de má-formação costuma ser maior nos negros e nos homens. Nos bebês afrodescendentes do sexo masculino, a incidência chegou a ser de um para cada 76.

Texto retirado do site G1.

About these ads
Published in: on 28/03/2010 at 13:43  Comments (10)  

The URI to TrackBack this entry is: http://mariliaescobar.wordpress.com/2010/03/28/dedos-a-mais-sao-frequentes-entre-casos-de-ma-formacao-genetica-dizem-estudos/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

10 ComentáriosDeixe um comentário

  1. temos uma menina com mal formaçao nas duas maos sem o radio dos antebraços nao se formou os polegares.

    • Olá conheço uma equipe de médios que pode te ajudar… Favor enviar e-mail para tatisc@hotmail.com..

  2. Obrigado eu li e achei muito interessante o tema ,, é bom para tirar duvidas e aprender o motivo do acontecimento …

  3. oie gnt eu nasci com uns dedos a mais e alguns sao pequeno ja tentei opera mais o medico me deixou no vacou kkk to ate agora mais nao e serio se deus quis assim assim sera tenho nos pes e nas maos

    • BOA NOITE , EU NASCI COM 24 DEDOS 6 DEDOS EM CADA PÉ E 6 EM CADA MÃO , NAS MÃOS ERAM PELINHAS O MEDICO TIROU QUANDO EU NASCI , MAS OS PÉS TIVE QUE ESPERAR A MINHA ESTRUTURA OSSEA SE FORMAR PARA EU RETIRAR OS DOS PÉS , HJ SOU FELIZ POR TER RETIRADO POIS TIVE MUITOS PROBLEMAS COM CALÇADOS

      • O meu filho nasceu com o mesmo problema. Com que idade voce operou os pés? Ficou completamente normal dos pes?

      • Olá, João. Como vai?

        Este blog é de divulgação de matérias ligadas a animais e biologia. Não sei te informar mais coisas.

        Desculpe-me!

        Abraços,

        Marilia Escobar

  4. tenho uma amiga que tem o dedo(das duas mãos) anelar do mesmo tamanho que o do mindinho e não tem aquele ossinho que fica na base dos dedos(ou tem mais ele é muito pequeno), o que pode ser?

  5. oi meu filho nasceu com 6 dedo cada pé era com osso tudo igualzinho os outros dedinhos ele fez cirurgia com 6 meses hoje esta otimo e uma raridade


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 994 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: