Você conhece a agricultura hidropônica?

O QUE É HIDROPONIA?

A palavra hidroponia vem do grego dos radicais gregos hydro = água e ponos = trabalho. Apesar de ser uma técnica relativamente muito antiga, o termo hidroponia só foi utilizado pela primeira vez pelo Dr. W. F. Gerke, em 1930.

A Hidroponia é um sistema de cultivo, dentro de estufas sem uso de solo. Os nutrientes que a planta precisa para desenvolvimento e produção são fornecidos somente por água enriquecida (solução nutritiva) com os elementos necessários: nitrogênio, potássio, fósforo, magnésio, etc., dissolvidos na forma de sais. Basicamente qualquer água potável para consumo humano serve para hidroponia.

Existem diversos processos hidropônicos como: floating, aeroponia, NFT etc. O processo NFT (fluxo laminar de nutrientes) foi desenvolvido nos anos 70 pelo Dr. Alan Cooper. O processo NFT da HIDROGOOD elimina os antigos métodos de telha, plástico e brita e tubos de PVC e os substitui por um perfil de polipropileno totalmente atóxico, isento de metais pesados, que não contamina a planta e dá maior sustentação aos vegetais. É excelente!

COMO FUNCIONA?

As plantas são cultivadas em perfis específicos, 80 cm acima do solo, por onde circula uma solução nutritiva composta de água pura e de nutrientes dissolvidos de forma balanceada, de acordo com a necessidade de cada espécie vegetal. Esses perfis provêm o meio de sustentação para as plantas, sem necessidade de pedrinhas ou areia. A solução nutritiva tem um controle rigoroso para manter suas características. Periodicamente é feito um monitoramento do pH e da concentração de nutrientes, assim as plantas crescem sob as melhores condições possíveis.
Essa solução fica guardada em reservatórios e é bombeada para os perfis, conforme a necessidade, retornando para o mesmo reservatório. É o sistema de cultivo NFT (Nutrient Film Technique) — fluxo laminar de nutrientes.

QUAIS AS VANTAGENS DA HIDROPONIA?

O produto final cultivado em hidroponia é de qualidade superior, com aproveitamento total, pois é cultivado em estufa protegida e limpa, livre das variações do clima, dos insetos, animais e outros parasitas que vivem no solo. Na hidroponia os nutrientes são balanceados diariamente, conforme a necessidade do cultivo, fazendo com que as plantas recebam durante todo seu ciclo de crescimento, as quantidades ideais de nutrientes.

O QUE SE PODE CULTIVAR POR HIDROPONIA?

Praticamente tudo. Hoje em dia a alface ainda é a mais cultivada, mas pode-se plantar brócolis, feijão-vagem, repolho, couve, salsa, melão, agrião, pepino, berinjela, pimentão, tomate, arroz, morango, forrageiras para alimentação animal, mudas de árvores, plantas ornamentais, entre outras espécies.

QUAIS AS VANTAGENS PARA O CONSUMIDOR?

· As plantas não entram em contato com os contaminantes do solo como bactérias, fungos, lesmas, insetos e vermes.
· As plantas são mais saudáveis, pois crescem em ambiente controlado procurando atender as exigências da cultura.
· Todo produto hidropônico é vendido embalado, não entrando em contato direto com mãos, caixas, caminhões etc.
· Ataque de pragas e doenças é quase inexistente, diminuindo ou eliminando a aplicação de defensivos.
· Pela embalagem o consumidor pode identificar: marca, cidade da produção, nome do produtor ou responsável técnico, características do produto e telefone de contato.
· Os vegetais hidropônicos duram mais na geladeira e fora dela, pois permanecem com a raiz.

PRODUTOS HIDROPÔNICOS SÃO CAROS?

Para o consumidor ainda são um pouco mais caros que os tradicionalmente cultivados, mas a diferença é de apenas alguns centavos. A procura e aceitação pelo consumidor são cada vez maiores e os comerciantes já se preocupam em oferecer produtos hidropônicos.

QUAIS AS VANTAGENS PARA O PRODUTOR?

Este é um aspecto sobre o qual gostaríamos de chamar sua atenção. O produtor de cultivos hidropônicos trabalha com uma tecnologia moderna, limpa e com muitas vantagens, veja:
· Maiores higienização e controle da produção.
· A planta cresce mais saudável e, por estar longe, do solo menos sujeita a infestação de pragas
· A produção se faz durante todo o ano por ser um cultivo protegido
· Alta Produtividade: um único empregado pode cuidar de mais de 10.000 plantas. O custo de manutenção (empregado, água, luz, frete etc.) para o cultivo de alface, por exemplo, está em torno de R$ 0,15 por pé. A ergonometria é muito melhor, pois se trabalha em bancadas. O trabalho é mais leve e mais limpo.
· Não há desperdício de água e nutrientes. A economia de água em relação ao solo é de cerca de 70%
· A produtividade em relação ao solo aumenta em cerca de 30%
· O retorno do investimento se dá entre 6 e 8 meses
· Por ser colhida com raiz a sobrevida da planta hidropônica é muito maior que a da cortada no solo. Existem maiores qualidade e aceitação do produto.
· Estão eliminadas operações como: aração, gradeação, coveamento, capina, bem como a manutenção dos equipamentos utilizados para estas operações.
· A produtividade e a uniformidade da cultura são maiores.
· Redução de pulverizações.
· Pode ser realizada em qualquer local, mesmo onde o solo é ruim para a agricultura.
· Um projeto comercial de 3.400 pés de alface/mês requer apenas140m2.
· Não há preocupação com a rotação de culturas e o replantio é imediato após a colheita.
· Independendo da terra pode ser implantado mais perto do centro consumidor

QUAIS AS PRINCIPAIS EXIGÊNCIAS E CONDIÇÕES?

Os custos iniciais não são elevados em se falando de equipamentos, e o retorno é imediato e a curto prazo. É necessário prevenir-se contra a falta de energia elétrica. Exige conhecimentos técnicos e de fisiologia vegetal. Uma planta doente pode contaminar toda a produção. Requer rotinas regulares e periódicas de trabalho.

Texto retirado do site Hidrogood® Horticultura Moderna.

About these ads
Published in: on 17/04/2010 at 11:48  Comments (40)  

The URI to TrackBack this entry is: http://mariliaescobar.wordpress.com/2010/04/17/voce-conhece-a-agricultura-hidroponica/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

40 ComentáriosDeixe um comentário

  1. A AGRICUTURA ESTA EVOLUINDO MUITO GRACAS A DEUS

  2. Oi Marilia !

    Vc trabalha com cultivo hidropônico?

    Luiz Claudio.
    Parapuã SP.

    • Oi, Luiz. Seja bem vindo!!!!

      Não trabalho, não. Gostaria demais informações?

      Marilia

    • Sim trabalho na unimar com hidroponia

  3. OLá.

    Estou propesctando informações a respeito da hidroponia, moro na região de Porto Seguro-Ba. Estou em fase de estudo para implantação de uma estufa hidropônica.
    Sds

    Mozart

  4. Na universidade federal rural da Amazônia – UFRA, irá acontecer um minicurso básico de hidroponia no período de 01 a 02/10, interessados entrar em contato.

  5. minicurso básico de hidroponia em Belém/pa nos dias 01 e 02 de outubro. entrar em contato pelo e-mail:sheila_agro@yahoo.com.br

  6. gostaria de me inscrever para o mini curso, tenho interece nesta área mais ainda nao tenho conhecimento suficiente para execultar meus projetos.

    grato.

    • Emerson,

      Já encaminhei seu email para a Sheila.

      Att.

  7. isso e muito importante para quem quer da ber sobre a hodroponia

  8. ola marilia td bem?
    gostei muito dessa materia sobre hidroponia e gostaria de mais informaçoes se possivel,pois estou querendo investir em hidroponia!
    abraço!
    Carlos

    • Oi, Carlos.

      Segue resposta por email.

      Abraços!

  9. Oi Marília tudo bem? espero que sim! Excelente postagem sobre o assunto, realmente trata bem o assunto a primeira mão ! Estou implantando um sistema hidroponico comercial em Santa MAria (RS), e posso garantir a vocês que não é muito difícil implantar e manejar o sistema ,mas requer conhecimentos na área ! Nesse link abaixo poderão encontrar bons materiais para estudo, Livros e CDs ! por sinal muito bons ! http://www.viahidroponia.com.br/

    • Diego,

      Obrigada pela ótima dica. Depois nos informe como está sua cultura hidropônica.

      Grande Abraço.

  10. Boas.

    Alguem me sabe dizer as quantidades dos nutrientes e se uma solução dá para varias plantas e onde arranjar-los.

    Obrigado resposta para o mail phoenixfecha@hotmail.com

  11. Estou fazendo esse cursos e gostaria de dividir com vocês ! Otimos cursos !http://www.cpt.com.br/cursos-agricultura-hidroponia/hidroponia-solucao-nutritiva

    • Ótima dica, Diego!!!

      Obrigada!

  12. Bom dia

    Sou do norte de Portugal e estou iniciando em hidroponia como um passa tempo.
    Alguem me sabe dizer qual o tempo que a solução de nutrientes pode ficar sem mudar.
    Como sei quando mudar?
    Terei que mudar por completo a solução ou vou acrescentando?

    Obrigado

    • Arthur,

      Infelizmente não sei te ajudar… se alguém souber, eu te envio por email.

      Abraços, Marilia

    • companheiro!!!!
      estou no centro de Portugal
      também eu tenho este hobi já me estou aventurando e já comecei a usufruir da minha mini-estufa hidropónica.
      a mudança depende do estado-tamanho da planta.
      devemos substituir todo o reservatório, em cada fase de crescimento-estágio, com os nutrientes.
      quando se faz um reposição de nivel deve ser sempre com as mesmas percentagens indicadas pela marca.

      • Ola Marilia !
        Sim voçe tem compostos de fazem o mesmo desde a fase de crescimento, floração e por ai fora, o que voçes têm de levar em consideração, e a temperatura dentro da estufa, o ph da agua deve de andar pelos 5.5 ou 6.5 ai tens o grande segredo da hidroponia,
        Sem duvida que teremos de ter certos cuidados, mas bastante simples o cultivo hidroponico, tenta sempre manter a temperatura dos nutrientes igual , evita a exposição de luz direta.
        Mas envia me um mail que podemos trocar ideias muito interessantes !
        na divulgação em Portugal realmente esta muito reservada, e as pessoas nao se abrem nao , ou têm medo da concorrencia heheh sei la o que se passa !
        paulosalvado67@hotmail.com

  13. Oi pessoal , primeiros passos da nossa hidroponia http://hidroponiabarbieri.blogspot.com/

    • Obrigada pela dica, Diego! Volte sempre!

      Marilia

  14. Olá, gostaria de saber para que serve e onde é mais utilizado os alimentos hidropônicos. Obrigada!

    • OLá, Mariana!

      Na verdade alimentos hidropônicos são aqueles cultivados em água. É a única diferença para os que conhecemos.

      Além de serem livres de agrotóxicos.

      Marilia

  15. Ola Marilia!
    Não pode de xeixar de perguntar algumas informações sobre essa cultura hidrofonica!
    Eu fiz uma estufa com 8m de comprimentio e 3 de largura, vivo em portugal, e pelo que tenho observado a hidrofonia não e bastante divulgada aqui, não sei as causas, se e por falta de cunhecimentona materia, ou parte do que se pode se cultivado o clima nao seja la bastante favoravel, confesso que não sei mesmo o porque!
    Mas tambem os poucos que tenho abordado sobre essa questão e que têm algumas produções, nao se abrem la muito a explicar muito.
    Dai eu lhe perguntar se me pode ajudar , ou dar umas dicas para que eu de inicio a um projeto hidrofonico.
    Cup/ Paulo Salvado

  16. Olá Marília,

    vivo em Portugal , na zona centro, e pretendo fazer uma pequena estufa(?) hidropónica para consumo doméstico. Depois de várias pesquisas verifiquei que é um “assunto tabu” em Portugal.
    Alguém poderá ajudar-me, indicando-me onde adquirir matérias ou outras informações?
    Obrigada
    Célia

  17. Boa noite!
    Realmente não se encontra com facilidade os nutrientes , ja prontos, mas se for para os fazer de forma manual, isso encontra-se com facilidade, e logico que tem de se ter algum cunhecimento de como misturar esses composto, compostos esses que alguns têm de ser dissolvidos individualmente, como outros em agua quente como se pode ver em certos manuais praticos! E tambem dependendo das plantas que vai cultivar, eu sou da opinião de produtos já prontos para iniciar, ou seja para quem tem poucos cunhecimentos nesta area!
    Mas alguma informação têm o meu endereço de mail enviem-me duvidas que ajudo no que estiver ao meu alcance!

  18. Olá a todos. Estou na região da grande Lisboa – Portugal. Realmente, estou fascinado com a hidroponia e estou a pensar seriamente em construir um pequeno projeto-piloto e verificar os resultados. Mas como já foi referido, parece ser um assunto tabu em Portugal. As minhas dúvidas persistem na preparação da solução nutritiva – existem soluções ou produtos prontos a usar? Onde posso consultar as “receitas” da solução para determinada cultura e os passos a seguir? Agradeço ajuda neste sentido.
    Alexandre L.

  19. Boa noite!
    Sim realmente e um assunto bastante limitado em portugal!
    Mas existem produtos ja prontos , onde so necessita misturalos no reservatorioe bombar a agua as plantas!
    Mas não e so isso de que as plantas necessitam, voçe terá de ter um controlo do Ph da agua, e ter atenção a temperatura dos nutrientes, evitar a exposição a luz solar, enfim tem algumas coisas bastante importantes que se tem de levar em consideração, onde arranjar os nutrientes perguntem-me como ate vos poderei arranjalos.

    paulosalvado67@hotmail.com

  20. Obrigado Paulo pela informação, é possível enviar-me algumas marcas das soluções que refere, ou alguns links que possa consultar. Quero “loucamente” iniciar o meu projeto-piloto hidroponico caseiro, mas não quero estar a investir sem ter a certeza que não me faltará nada e a solução preocupa-me um pouco, já que não sei onde posso arranjá-la. Agradeço a sua ajuda.

    Obrigado

    • Alexandre,

      Me mande como ficou seu projeto. Adoraria postá-lo no blog!

      Marilia Escobar

      • Com toda a certeza, Marília, quando tiver pronto dou novidades. Agora apenas procuro ajuda na procura de soluções de nutrientes já prontas para adicionar ao deposito. Agradeço a quem me puder ajudar para o email: alexandrefernandolopes@gmail.com

        Alexandre L.

  21. Pois, seria interessante deixar o meu email para o post de agradecimento deixado ao Paulo.

    Aqui está: alexandrefernandolopes@gmail.com

    Alexandre Lopes

  22. queria contato com alguma empresa que faz a implantação deste sistema:

    rafael_perrud@hotmail.com

    • Existe uma grande no sul, chamada de hubell

  23. Bons dias a todos
    Conhecem a Hidrovista, tem de tudo, perfis, nutrientes, etc.
    http://www.hidrovista.pt

  24. sou profissional emcultivo hidroponico e no momento estou desempregado procurando vaga sou técnico agroflorestal com mais de 15 anos de experiencia em hidroponia
    saulcamargo

  25. sou professora e gostaria de produzir alimentos hidroponicos (alface) com meus alunos na escola utilizando garrafa pet. isso é possivel?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 994 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: