COMO AJUDAR NO CONTROLE DA HANSENÍASE?

Convidamos você para liderar essa mudança. Chame seus amigos e parentes, discuta o conteúdo desta matéria, reprograme seus conceitos e com a sua participação, mudaremos a realidade da hanseníase no Brasil, em beneficio de todos nos!

São muitas as histórias de discriminação contra quem teve ou tem hanseníase. Esse preconceito é causado pelo medo que a sociedade tem e pela falta de informação. O medo e o preconceito estão em todos nós, pois eles fazem parte de nossa cultura e foram construídos ao longo da história desde os tempos bíblicos.

Mas o que foi construído pode ser desconstruído, refeito. Conscientes das possibilidades de mudança, nós podemos agir para refazer o conceito da doença e a relação que temos com ela a partir da realidade atual, do que sabemos sobre a cura, a transmissão, os recursos para tratar e cuidar de quem adoece.

O que e hanseníase?

A hanseníase é uma doença causada pelo Mycobacterium leprae, que é um bacilo. Ele foi descoberto em 1873 pelo medico Amaneur Hansen na Noruega, um país da Europa que já controlou a hanseníase. Em homenagem ao seu descobridor, o bacilo é também chamado de Hansen.

A hanseníase:

- É uma doença contagiosa, que passa de uma pessoa doente que não esteja em tratamento, para outra;

- Demora de 2 a 5 anos, em geral, para aparecerem os primeiros sintomas;

- Apresenta sinais e sintomas dermatológicos e neurológicos que facilitam o diagnóstico;

- Pode atingir crianças, adultos e idosos de todas as classes sociais, desde que tenham um contato intenso e prolongado com o bacilo;

- Instala-se principalmente nos nervos e na pele.

- Pode causar incapacidades/deformidades quando não tratada ou tratada tardiamente;

-Tem cura;

- O tratamento é um direito de todo cidadão e esta disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde do SUS.

Como se pega a hanseníase?

- Uma pessoa pega a doença pela respiração, por meio das gotas eliminadas no ar pela tosse, pela fala e pelo espirro de uma pessoa com hanseníase (de forma contagiosa) sem tratamento, através de convívio direto e prolongado.

- O bacilo penetra através das vias respiratórias, percorre o organismo e se instala, preferencialmente, nos nervos periféricos e na pele. O bacilo tem uma reprodução lenta.

- O contato direto e prolongado com uma pessoa doente em ambiente fechado e com pouca luz solar aumenta a chance de a pessoa se infectar com o bacilo.

- A maioria das pessoas que recebe o bacilo não adoece. Entre as que adoecem, muitas desenvolvem manchas e apresentam poucos bacilos (forma paucibacilar da doença). Outras desenvolvem formas mais graves da doença, apresentando vários tipos de lesões com muitos bacilos na pele, nos nervos e em outros órgãos do corpo (forma multibacilar da doença).

- Nem todas as pessoas teem hanseníase da forma contagiosa e as que são contagiosas, deixam de ser quando se começa o tratamento.

Lembre se:

- Os doentes (da forma contagiosa) param de transmitir a hanseníase logo que começam o tratamento.

- Somente a pessoa doente (da forma contagiosa) que ainda não iniciou o tratamento transmite a hanseníase.

- Não se pega hanseníase bebendo no copo ou utilizando o mesmo talher da pessoa com a doença.

- A maioria das pessoas tem resistência natural contra o bacilo e não adoece.

Como prevenir a hanseniase?

Ela aparece de forma silenciosa e muitas vezes nem as pessoas nem os profissionais da saúde valorizam queixas como formigamento no pé ou mãos, choque, fisgadas, comichões e sinais como manchas esbranquiçadas, queda de pelos e diminuição do suor (áreas da pele que não fixam pó ou poeira).

Aparecendo quaisquer destes sintomas vá ao posto de saúde e faça o diagnóstico e tratamento precoce da doença levando consigo todas as pessoas que tem contato prolongado. Abra portas e janelas para o sol entrar nos ambientes e transmitir o que sabemos sobre a doença a outras pessoas.

Sinais e sintomas

- Uma ou mais manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo.

- Área de pele seca e com falta de suor.

- Área da pele com queda de pelos, inclusive nas sobrancelhas.

- Úlceras de perna e pés

- Caroços no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

- Área de pele com perda ou ausência de sensibilidade (não sente ao tocar).

- Área de pele com parestesias (sensação de formigamento) ou diminuição da sensibilidade ao calor, a dor e ao tato. Pessoa se queima ou se machuca sem perceber.

- Dor e sensação de choque, fisgada e agulhadas ao longo dos nervos dos braços, das pernas e dos pés, inchaço de mãos e pés.

- Diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos que nesses casos podem estar engrossados e doloridos. Há exemplos de pessoas que não conseguem mais segurar uma panela, uma sombrinha, um jovem que não consegue chutar uma bola, uma criança que não consegue empinar uma pipa.

Como é feito o tratamento da hanseníase?

O tratamento da hanseníase é feito com medicamento oral, PQT (poliquimioterapia) com dose mensal na unidade de saúde e cuidados com a pele, olhos, mãos e pés para prevenção de incapacidades. O tratamento é gratuito em todas as unidades de saúde do SUS não tem em hospitais e clínicas particulares.

ESPALHE MULTIPLIQUE E NOS AJUDE A ACABAR COM O PRECONCEITO E A DOENÇA ESTARÁ EM NOSSAS MÃOS.

ENFERMEIRA ROSANE ESCOBAR AVELAR
PSF DO MUNICÍPIO DO PAULISTA – PE

About these ads
Published in: on 14/08/2010 at 23:20  Comments (16)  

The URI to TrackBack this entry is: http://mariliaescobar.wordpress.com/2010/08/14/como-ajudar-no-controle-da-hanseniase/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

16 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Muy interesante esta materia,aprendi mucho sobre hanseniase voy a pasar para mis amigos en el Peru,poque hay muchos casos y laspersonas tienen mucho miedo,excelenete materia de esa enfermera . felicitaciones!

    • Oi, Julissa!!!

      Obrigada por passar aqui pelo blog.

      Beijinhos e te amo.

  2. e muito triste tratar pacientes com deformaços causada por uma doença milenar que tem cura e por falta de conhecimento e medo do estiguima nao cuidamos

  3. Adorei o seu site. Tenho que fazer uma matéria, a pauta são os tabus que a sociedade tem e a internet ajuda a quebra-los, como acontece aqui no seu site. Geralmente as pessoas pensam logo na lepra, que não tem cura …
    Quero saber se você tem algum retorno neste site que você criou, se acha que os sites aqui ajudam a diminuir o preconceiro.

    obrigada pela atenção.

  4. Boa tarde,
    Tenho um tio de 70 anos e faz tratamento tomando predinisona 20mg no inicio e agora passou para 5mg. Só que esta inchando muito os braços, as mãos, pernas e os pés. Moro em Resende já fou ao médico e ele diz não saber o que faz passou outro medicamento, mas ainda continua inchado é perigoso?
    Ajuden-nos se puder ter agradeço de coração, estamos triste por isso mas pedindo a DEUS para iluminar o melho camunho.
    Obrigada

    • Sua resposta virá por email. Abraços!

  5. Olá, blogueiro(a)!
    Dia 30 de janeiro é Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase. Se antes a doença assustava portadores e suas famílias, hoje ela tem tratamento e cura!
    Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para divulgar informações sobre a doença. Se tiver interesse em colocar o selo da campanha em seu blog, entre em contato com comunicação@saude.gov.br.
    Para saber mais sobre hanseníase, acesse: http://bit.ly/dZFocW
    Siga-nos no Twitter: http://www.twitter.com/minsaude
    Obrigado,
    Ministério da Saúde

    • Muito obrigada pela contribuição!!! Estamos juntos!

  6. OBRIGADA,GOSTEI MUITO TIVE A RESPOSTA QUE QUERIA!

  7. Olá, gostei mto desse conteúdo , conhecido mais como Hanseniase do q Doença de Lepra. Achei interessante, vim pesquisar sobre a doença pq meu cunhado está com a doença e deverá começar o tratamento amanhã. Não tenho qse contato com ele. Fiquei sabendo por via de minha sogra. Ah, falando nisso qd ela me ligou, disse estar com suspeitas da doença.
    Eu gostaria de saber como pode ser uma pessoa contaminada se não o ato de falar, tossir, e espirar. Limpeza do ambiente ou coisa assim? Tbm quero saber se tem como a pessoa suspeitar ainda que mesmo em menos de seis meses possa sentir algum sinal antes desse tempo? Pode me mandar um e-mail e explicar-me melhor. Atenciosamente, Nyna

    • Karina,

      Segue resposta: “a principal forma de transmissão da doença são as vias aéreas superiores, porém, a pele erodida, pode ser porta de entrada da infecção. E as secreções como leite, esperma, suor e secreção vaginal, podem eliminar bacilos, mas não possuem importância na disseminação da infecção.”

      Com relação à outra pergunta, infelizmente não sei responder. Acho melhor se informar com um médico. Ou, ler o artigo científico especificado no link abaixo, acho que você encontrará informações úteis: http://www.scielo.br/pdf/rsbmt/v36n3/16339.pdf .

      Abraços,

      Marilia Escobar

  8. oii estou muito preocupada a tres mese eu descobrir qeu tenho hansenise estou tomando o medicanto certinho.so que mi preocupa muito.sera que meu filho pegou.. ou meu esposo?meu filho tem5anos hoje a minha preocupaçao e essa que ele esteja.queria muito quer mi dese uma luz o que devo fazer pra descobrir se ele estar ate pra que começe o tratamento logo afinal de conta ele nao sabe o sintomas e nem sabe explicar por conta da idade..obrigado espero uma resposta.

    • Olá, Laudice.

      Faça logo o exame em seu filho e esposo. Assim terá uma resposta mais rápida e poderá ficar tranquila.

      Abraços,

      Marilia Escobar

      • NO MESMO POSTO DE SAUDE DA MINHA CIDADE ONDE EU ESTOU MI CUIDANDO EU JA FALEI E ELES MI FALARAM QUE NAO TEM COMO SABER SO SE ELE SENTIR ALGO DIGO MEU FILHO DE 5 ANOS .. QUER NAO TEM UM EXAME SO SE UM DIA APARECER MANCHAS. TOU AFLITA PQ TOU SOFRENDO MUITO MESMO TOMANDO A MEDICAÇAO AS VEZES PENSO EM DESISTIR ACHO QUE NAO TEM MAIS CURA MEU CASO POR CONTA DAS REAÇOES QUER SINTO DEPOIS DA MEDICAÇAO.. E ULTIMAMENTE PARECE QUER TA PREJUDICANDO MEUS NERVOS SINTO MUITA DOR E ESTOU FICANDO MUITO INCHADA E SINTO DIFICULDADE DE URINAR E DOR NOS RINS E O QUE ELES FALAM LA E QUE E NORMAL SO MI ENTREGA O MEDICAMNTO E PRONTO AII PENSO E SOFRO COM MEDO QUE MEU FILHO VENHA A TER TBM E PASSE POR TUDO ISSO E O PIOR QUE DESCUBRA JA MUITO TARDE … MAIS UMA VEZ OBRIGADO.

  9. quero saber se quando a pessoa esta setratando com o remedio da doença heseniase e normal as manchas ficar vivas mesmo se tratando e com dor nos olhos me responda por favor

  10. oi já tratei e retratei agora tomo remédio para reação 40mg de prednisona + 20mg de carbamezipina +75 mg de amitripitilina e mesmo assim estou muito inchada com muitas dores no lugar das Neurolises, quando retiro os remédios sinto dores quando retorno continuo sentindo dores não sei o que fazer pois onde faço tratamento os médicos dizem que a única solução é essa.
    eu gostaria de tomar um medicamento que realmente fizesse efeito e não tivesse tanto efeito colateral me ajude.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 993 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: