Como denunciar e divulgar Crimes Ambientais em MINAS GERAIS.

(contra as Águas, as Plantas e os Animais)

Anote em sua agenda e multiplique esta informação!

A prática de maus tratos contra os animais virou coisa normal, corriqueira, aliás, sempre foi.

O discurso e clamor em defesa deles, por si só, não são suficientes a curto prazo, para combater essa realidade. As pessoas, em sua maioria, só defendem os animais, quando na verdade, o benefício em fazê-lo ou o prejuízo em omitir-se é para elas.

Apesar disso, essa população tem evoluído, mesmo que lentamente, e começa a surgir e ampliar legislação específica visando o respeito aos animais.

Se persistem pessoas que não respeitam os Direitos Animais e as Leis de Deus, terão que sucumbir-se às leis criadas pela sua própria espécie!

É preciso que cada cidadão conscientize-se da responsabilidade de agir, de denunciar, para que a realidade que aí está de tantos casos de crimes ambientais acabe um dia.

Apesar de haver a Lei federal contra Crimes Ambientais 9605/98, Ministério Público, Polícia Ambiental e IBAMA, a população também é responsável por combater o crime, sendo muitas vezes, os olhos, a boca e os braços da Justiça. Tenha o cuidado de resguardar-se, mas NÃO SE OMITA! Filme, grave as falas, fotografe e encaminhe tudo a esses Órgãos responsáveis por combater os crimes ambientais, relatando-lhes todos os detalhes, através de denúncias devidamente fundamentadas (descrição do crime / local / horário / dia / envolvidos).

Quanto mais freqüentes forem tais denúncias, maior atenção o Poder Público dará aos Direitos Animais, mais rigorosas serão as punições e menor será a quantidade de infrações. Ênfase ao conteúdo fundamentado dessas denúncias, sob pena de sermos desacreditados pelos Órgãos competentes.

Encaminhe sua denúncia a todos os Órgãos a seguir, solicitando-lhes o nº protocolo para acompanhamento até a aplicação da penalidade devida, conforme o caso, bem como, a toda imprensa:

  1. DISQUE DENÚNCIA tel 181
  2. POLÍCIA AMBIENTAL MG (31) 2123-1600 / 1614 / 1616
  3. DEL. ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE (31) 3212-1043 / 1356
  4. IBAMA / Linha Verde 0800-618080 + linhaverde@ibama.gov.br
  5. MINISTÉRIO PÚBLICO MG – site
  6. SECRETARIAS PBH (Meio Ambiente / Educação / Turismo) - site
  7. SECRETARIAS MG (Meio Ambiente / Educação / Turismo)- site
  8. JORNAIS DE MINAS GERAIS http://www.portalminasgerais.com.br/jornais.htm

MOVIMENTO MINEIRO PELOS DIREITOS ANIMAIS

“Liberdade aos Animais, ainda que tardia!”

About these ads

The URI to TrackBack this entry is: http://mariliaescobar.wordpress.com/2010/10/02/como-denunciar-e-divulgar-crimes-ambientais-em-minas-gerais/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

30 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Boa tarde,
    Gostaria de publica um crime ambiental na cidade de Douradoquara-MG,a prefeitura esta jogando o lixo em qualquer lugar da cidade, sem saneamento básico ,sem local correto para o lixo, eles estão jogando o lixo em qualquer lugar mesmo do meio ambiente e ainda aonde estão jogando agora tem um rio pequeno próximo e o rio e de água saudável e de águas cristalinas, tenho fotos do local para enviar e fico no aguardo do contato de vocês.
    Att.Heliosmar Rezende de Oliveira

  2. GOSTARIA QUE O PESSOAL DO MEIO AMBIENTE VIESSE EM PEDRA CORRIDA DISTRITO DE PERIQUITO A FIM DE NUS AJUDAR POIS O NOSSO CARTAO POSTAL DA CIDADE ESTA ACABANDO UMA LINDA LAGOA LOGO NA ENTRADA DA CIDADE ESTA SENDO UM VERDADEIRO DEPOSITO DE DEJETOS DE TODA CIDADE TODA AREDE DE ESGOTO ESTA SENDO JOGADA NESTA LINDA LAGOA CAUSANDO UM MAL CHEIRO HORRIVEL A CEU ABERTO POR FAVOR AJUDE NOS POIS E´UMA LAGOA CENTENARIA DE MAIS DE CINCO MIL METROS QUADRADOS SOS. PEDRA CORRIDA MINAS GERAIS

    • Isac,

      Eu te aconselho a entrar em contato direto com a Polícia Ambiental. Aqui pelo blog é difícil conseguir ajuda, infelizmente.

      Abraços!

  3. eu gostaria que as pessoas cuidase mas dos aminai de carrocas porque eles comessa tbhar 6 horas e nao tem horas para para eu gostaria que avesse lei que penalizase ; outra coiza e que todos as pessoua que nao cuida do seu cazinho foze tbm penalizado muitos solta os animaizinho nas margem das rodovia , eo utros joga nos leitos dos rios eu dias atras fiquei de 730 ate as 10 horas da manha pra tira um caozinho do rio e nao cosegui fiquie muito triste gostaria que todos colaboraçe obrigado ?????

    • Concordo com tudo o que escreveu, José! Infelizmente as pessoas não entendem que os animais são seres que necessitam dos mesmos cuidados que nós, humanos. Precisam de comida, bebida, atenção, carinho e amor!

  4. estive em uma pousada em Gonçalves – Ninas Gerais o nome dela é POUSADA ENCONTRO DAS ÁGUAS , lá eles não estão respeitando o meio ambiente , a fossa é jogada toda no rio ( na cachoeira do retiro ), que passa ao lado .

  5. QUERO FAZER UMA DENUNCIA , QUE A BACIA DO RIO DOCE DE IPATINGA DESCENDO PARA VALADARES E RESPLENDOR ESTA CONTAMINADA COM ALGUM RESÍDUO TOXICO POIS A AGUÁ QUE TEMOS BEBIDO AQUI NA CIDADE DE ITUETA COMO NAS CIDADES AO REDORES ESTÁ COM GOSTO RUIM E MUITAS CRIANÇAS COMO ADULTOS TEM PASSADO UM MAL ESTAR INTESTINAL CAUSADA A ELES VÔMITOS E DIARREIA.AJUDE NOS POIS TEM SIDO DIFICIL AQUI E TEM VEZ QUE A AGUÁ MINERAL TEM FALTADO PARA SUPRIR AQUI.
    OBRIGADO

    • Pois eu tambem estou aqui para fazer o mesmo protesto, moro em Governador Valadares, e fiquei sabendo que nossa água está sendo contaminada por uma empresa de celulose aqui perto da nossa cidade,nao sei o que está havendo,mas acredito ser grave,pois o gosto e cheiro da água estão muito alterados.

  6. SERA QUE A CIDADCE DE DOURADOQUARA UM DIA VAI TER UM PREFEITO QUE PREOCUPARA COM O DESTINO CORRETO DO LIXO A QUELE LIXAÕ E UMA VERGONHA

  7. Olá! Sou morador do Bairro Pernambuco da cidade Monte Azul-MG; e venho atraves deste espaço deixar claro minha indignação a respeito de uma panificadora (Noé) que está poluindo e muito o meio ambiente. Esta muito dificil de respirar no entorno da padaria devido a quantidade excessiva de fumaça que o mesmo está soltando no meio ambiente. Julgo que por se tratar de parentesco com um PM do Meio Ambiente nada acontece, foram feitas varias denuncias à Policia Ambiental mas nada foi resolvido até hoje, quem sabe amanha. Grato.

  8. Sos Vermelho Novo
    A falna de Vermelho Novo pede socorro.
    A cidade sempre foi destaque em seu eco-sietema, mas isto esta acabando,pois criaram um mecanismo para driblar as leis ambientais.Hoje quem quiser ter um passaro engaiolado é so fazer um registro e pronto, ja esta legal.
    O jogo tem a seguintes regras: Captura um passara nativo e registre- o, depois é so pegar outro tirar a anilha do primeiro, passar para o proximo e vende-lo ou procurar quem tem um anilha e usa-la .
    este processo esta sendo usado nos seguintes passaros: trinca-ferro, sofreu, colera e canara da terra.
    Espero que quem ver essa mensagem seje parcero nesta luta pois os passaros so podem cantar e nao falar.
    Sou de Vermelho Novo MG

  9. Em NOVA MÓDICA, Minas Gerais, há uma fazenda a 5 quilômetros , fica na estrada que liga ao município de Cabeceira dos Henriques (FAZENDA DO SR. ADOLFO) possui reserva ambiental cuidada a mais de 30 anos e há muitos animais considerados em extinção; e infelizmente caçadores estão invadindo a fazenda matando animais, o dono não consegue evitar as invasões…(os caçadores são todos aqui de Nova Módica, moram na área urbana…) Há ainda comércio de animais silvestres capturados nesta fazenda e demais fazendas da região; principalmente o CANÁRIO, COLEIRINHO e o TRINCA-FERRO, e outros. Na cidade há muitos criadores (CATIVEIROS) que vendem aves para Belo Horizonte e outras cidades.

    Gostaria que o IBAMA e a POLÍCIA FLORESTAL e outros órgãos ajudassem o fazendeiro a combater os crimes de matança e captura de animais e aves.

    Conto com a colaboração dos órgãos competentes,
    A natureza agradece,
    Andressa

  10. É uma vergonha o que os pescadores profissionais ou melhor os matadores profissionais estão fazendo no lago de Três Marias!!!! É muita rede!!!!! Um absurdo!!!!! Não há nenhum tipo de fiscalização por parte das autoridades!!!! Onde isso vai parar????? Um absurdo!!!!!

  11. GOstaria de fazer uma denúncia de crime ambiental no Municipio de Turmalina.Existe um corrego com lapas extensas, onde estão escrevendo com tintas nas serras.Isso é um absurdo.Gostaria de divulgar as fotos.

  12. Denuncio a cidade de Liberdade Mg. No distrito de Augusto Pestana
    (Quirinos), cacadores de passaros silvestres estao capturando-os para os venderem no Rio de Janeiro. As matas ja se encontram bastante dizimadas desses animais.

  13. Boa tarde….

    Gostaria de fazer uma denuncia…

    Na cidade de matias e manga estão retirando areia do rio e estão devolvendo a água para o rio sem nem um cuidado, o resultado e que estão acabando com a margem do rio, cratera e mais cratera estão sendo formada.

    Valdenor Ferreira.

  14. gostaria de fazer uma denuncia de desmatamento, no município de Espera Feliz MG, na zona rural logo apos o km 9, asfalto que liga a referida cidade ao pico da bandeira.Ao lado deste caminho tem uma fazenda cujo o nome do ´proprietário é Américo Evaristo de souza., Nesta propriedade há uma área de preservação permanente mais,o proprietário diariamente ele derruba uma árvore com motor serra outra vez com trator uma mata tão linda e como vai ficar se ninguém tomar providencias e tem mais a fazenda fica sempre com a porteira trancada, por favor façam alguma coisa!

  15. Gostaria de fazer uma denuncia : Os cafeicultores do municipio de aguanil ( perto do povoado do boticão e do nautico clube cambui , principalmente) estão fazendo as ruas de café em direção ao lago de furnas ( sem a curva de nível tradicional ) , ou seja , estão jogando os venenos diretamente nas aguas de furnas, sem reter os resíduos nas curvas de nivel feitas anteriormente.
    Além disso , a area abaixo da cultura de café , é uma área resindencial . Ou seja , estão jogando veneno direto nas cisternas dos moradores .
    Por favor tomem providencias , para que as pessoas e nem o lago de furnas seja envenenados..

    Obrigado

  16. SOU PROPRIETARIO DE UMA FAZENDA NO MUNICIPIO DE DORES DO INDAIA MG ,CUJA ESTA SENDO VITIMA DE UM GRAVE CRIME AMBIENTAL, NO QUAL A NASCENTE DE MINHA FAZENDA ESTA RECEBENDO DEJETOS OU SEJA, RESTOS MORTAIS E SANGUE DE ANIMAIS NOS QUAIS SAO ABATIDOS NO MATADOURO DA CIDADE . EU JA VISITEI INCLUSIVE O PREFEITO DA CIDADE E O PRESIDENTE DO ASSOCIACAO DOS ACOUGUEIROS DO MUNICIPIO E NADA FOI RESOLVIDO . MINHA NASCENTE RECEBE ESTAS IMPUREZAS CONTAMINANDO A AGUA E O SOLO QUE E’ DE CONSUMO DOS MEUS ANIMAIS NOS QUAIS ESTES SAO VENDIDOS PARA CONSUMO HUMANO , PENSO EU QUE ESTAMOS DIANTE DE UM GRAVE DESENQUILIBRIO BIOLOGICO NO QUAL NOS MESMOS CANALIZAMOS TODO ESTE CICLO DE CONTAMINACAO COM O CONSUMO DA CARNE DOS MESMOS. GOSTARIA QUE ALGUM ORGAO PUBLICO SENSIBILISASSE COM ESTA DENUNCIA NO INTUITO DE SALVAR E PRESERVAR ESTA NASCENTE RESPEITANDO A NATUREZA E TAMBEM ‘A MINHA PESSOA. ‘E MUITO FACIL SABER A LOCALIZACAO ; SOU VIZINHO DO MATADOR ONDE ESCORRE O SANGUE , ‘E SO SEGUIR A CORRENTESA DO SANGUE QUE VOCES ENCONTRARAO ESTA TRAJEDIA. AQUI DEIXO MINHA DENUNCIA NA ESPERANCA DE SER RESOLVIDA POR ALGUM ORGAO .ME DISPONHO A PRESTAR QUALQUER TIPO DE AJUDA COM INFORMACOES E FOTOS SE NECESSARIO . MUITO OBRIGADO CONTA COM A AJUDA DE VOCES POIS JA ESTOU NESTA LUTA A QUASE 08 MESES.

  17. sou dona de uma fazenda,onde vem constantemente sendo atacada por cacadores que matam os animais que nela habita,ja fiz varias denuncias a policia local e de nada tem resolvido o problema,entao a mais ou menos um ano venho investigando por contra propria quem sao os cacadores,tenho nomes completos,sei onde moram e sei que sao possuidores de armas de fogo. preciso de ajuda para fazer a denuncia e nao ser identificada,ate por preservacao da minha propria vida ate porque eles ameacam as pessoas que denunciam eles,mas no momento eles nem imagina que eu tenho todas as informacoes necessarias para prende-los o problema e que a policia local nao consegue localizar eles,durante o tempo que fiquei investigando descobri nome e onde moram,mas preciso de uma policia mais preparada,porque a policia local da cidade nada pode resolver,ja foi feito varias denuncias e de nada tem adiantado,venho sendo alvo constante ede roubo e morte dos animais que sao proibidos por lei. me ajudem como posso fazer para resolver esse problema. a cidade onde moro e carai em minas gerais. desde ja agradeco. ah e gostaria de saber se quando eu vir a fazer a denuncia se meu nome e mantido em sigilo,porque as informacoes que tenho sao provas suficiente para prende-los por porte ilegal de armas,invasao de propriedade particular e roubo. posso ajudar muito a policia porque tenho mapa de como chegar em cada um deles os cacadores invasores e ladroes.luto pela preservacao dos animais na minha fazenda,por isso queroe exigo que alguem me ajude a resolver esse problema.

  18. estou com dificuldade em denunciar crime ambeintal no municipio de contagem acvontecendo as amrgens da BR 040, precisamente atraz da cencessionaria piza, onde esta sendo finalizada a construção de 3 galpoes. no local foram aterrado 3 nascentes, cortados 12 pes de jabuticabas e muito mais.
    at
    anonimo

  19. Resido no Município de Chapada do Norte -Mg, construíram no Rio Capivari uma Barragem sem licença ambiental que assoreou totalmente o Rio, será que tem alguma punição pra tão grave crime,ou será que mais um Rio morrerá sem que ninguém faça nada.

  20. Proteger é não ter o Animal. Devia ser proibido comercializar cães e gatos. Quando novos são bonitinhos, quando crescem dão muito trabalho e muitos são soltos nas ruas.Alguém já viu, quem solta animais nas ruas serem punidos ? Na ÍNDIA há surto de Raiva animal e o BRASIL não esta longe disso, porque os cães e gatos de rua não são vacinados. Os vereadores fazem leis burras, não tem quem fiscaliza e não pune quem solta animais nas ruas. Uma LEI boa seria limitar a quantidade de animais por residencia e obrigar cada proprietário a castrá-los.

  21. Gostaria de deixar registrado o que pode ser considerado um pedido de socorro. NO municipio de Carai em MG na BR 116, no pau dalho existe um deposito de osso a ceu aberto. então è muita sujeira, muito odor doenças. os urubus destroi todas as plantações sem contar que o ambiente fica todo contaminado. Está localizado na área que pertence ao dner, mas quem fica prejudicado é os moradores, não dá mais´pra aguentar por favor gostaria de pedir para as autoridades competentes, para fazer alguma coisa, eu não sei mais o que fazer.

  22. senhores venho informar que resido na rua lino balbino em pedra corrida distrito de periquito bem de frente a creche esta fluindo um esgoto a ceu aberto com feses e um mau cheiro terrivel impedindo as crianças de estudarem e esta causando um grande impaquito ao meio ambiente por favor nuas ajude esta correndo aquela agua preta com bichos ao vivo nossas crianças estao sofrendo demais socorroooooooooooooooooooooooooooooooooosocorro

  23. venho informar que na rua lino balbino em pedra corrida distrito de periquito bem de frente a creche esta um grande esgoto a ceu aberto com um mau cheiro terrivel esta causando danos ao meio ambiente e as crianças nao querem mais estudar devido o cheiro por favor nus ajude a resolver este poblema esta aqui um pai revoltado com esta situaçaosocorrooooo

  24. Incrivel!!!
    Fui fazer uma denuncia no 181, a atendente foi orientada pelo seu chefe em não aceitar pq a denuncia era de várias estabelecimentos na cidade… segundo ela foi orientada a denunciar na prefeitura local… qdo. o crime é de nivel estadual. A

  25. Boa noite,venho atraves desta para fazer uma denuncia.Em Prados mg o prefeito esta desmatando uma area verde para tratamento do esgoto da cidade,sem se preocupar com os moradores que vivi naquele local,sendo que vai contaminar a agua,acabar com a area verde e pode danificar o asfalto que fica proximo.espero que providencias venha ser tomadas.

  26. Gostaria de fazer uma denuncia de uma serralheria a céu aberto no centro de alterosa MG, a mesma provoca indice de ruidos altos bem acima das normas da ABNT, provocando poluição sonora agredindo o mei ambiente como posso fazer se já fiz a reclamação junto ao municipio e ao Ministerio Publico e nada foi resolvido. Obrigado

  27. Gostaria de fazer uma denuncia contra a copanor de Ponto dos Volantes que está jogando todo o esgoto da cidade dentro do rio que alias,É o Único rio na região que ainda possui água,muitas pessoas dependem dessa água para sobreviver,eles reclamam que descem fezes boiando por cima da água sem contar que a cidade de Padre Paraiso joga esgoto dentro desse mesmo rio ha anos e ninguem faz nada,não da mais pra continuar do jeito que está,por favor nos ajude…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 991 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: