Conheça as mais belas aves, as Corujas!

Que corujas são animais fenomenais, isso ninguém pode negar…

Porém, vamos entender um pouquinho mais sobre elas?

“As corujas pertencem a Ordem Strigiformes e estão divididas em duas famílias: Tytonidae e Strigidae. A maior parte delas encontra-se na segunda família.

Segundo as revisões sistemáticas mais recentes encontram-se em todo o mundo cerca de  212 espécies ou tipos de corujas que ocupam todos os continentes, com exceção da Antártida. Desse total, 24 espécies foram registradas no Brasil.

Há ampla variação de tamanho entre as corujas: dentre as espécies brasileiras temos desde os pequeninos caburés (cerca de 60 g) até os jucurutus (Bubo virginianus) com cerca de1 kg.

As corujas tem visão binocular, como a nossa. Ao contrário do que se pensa, as corujas possuem capacidade de enxergar bem tanto durante o dia como a noite. Sua visão durante a noite é mais sensível e acurada que a humana, embora não sejam capazes de enxergar na ausência total de luz.

A audição também é bastante desenvolvida e, na maioria das vezes, mais importante que a visão para a caça. Os ruídos produzidos pelas presas quando se locomovem no solo ou na vegetação são utilizados pelas corujas para detectá-las.

As corujas são aves predadoras, ou seja, alimentam-se de outros animais sejam vertebrados ou invertebrados. Roedores silvestres e insetos constituem as principais presas da maioria dos diferentes tipos de corujas. Contudo, algumas delas possuem dietas diferenciadas, alimentando-se principalmente de aves e morcegos como o mocho-do-diabo (Asio stygius) nas Américas  do  Sul  e Central, ou de peixes como as corujas-pescadoras (gêneros Ketupa e Scotopelia, da Ásia e África, respectivamente). Em geral, embora não seja uma regra perfeita, corujas menores como a corujinha-do-mato (Otus choliba) tendem a se alimentar mais de insetos e outros invertebrados, enquanto as maiores como o jucurutu consomem principalmente pequenos vertebrados.

Em regiões com clima temperado, o período reprodutivo das corujas tem início no começo da primavera, enquanto nos trópicos pode ocorrer durante o ano todo, principalmente no final da estação seca. Os machos são geralmente menores que as fêmeas. Os machos selecionam o território de acordo com o potencial para reprodução e locais apropriados para ninhos. Além de tentar conquistar a fêmea pelo seu território, os machos podem oferecer uma presa, como um roedor ou um inseto, como presente de núpcias. “

Texto retirado do artigo CORUJAS BRASILEIRAS, escrito por: José Carlos Motta-Junior; Adriana de Arruda Bueno e Ana Cláudia Rocha Braga, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.

Para saber mais sobre essas lindas aves, clique AQUI e tenha acesso a todo o conteúdo do artigo.

OBS: Muito obrigada pelo vídeo, Leo Rodrigues!!!

About these ads
Published in: on 19/11/2011 at 20:31  Comments (16)  

The URI to TrackBack this entry is: http://mariliaescobar.wordpress.com/2011/11/19/conheca-as-mais-belas-aves-as-corujas/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

16 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Curto muito corujas… adorei seu Blog.. Parabens.. ^^

    • Também adoro, Hugo!

      Volte sempre.

      Beijos,

      Marilia

  2. adoro corujas, para algumas pessoas sao animais de mau agouro, mas para mim são o simbolo da sabedoria…ainda vou criar uma…bj

  3. Eu amooo corujas também,eu comecei a gostar delas assistindo a “Harry Potter”
    Adorei o BLOG

  4. eu sou apaixonada por curujas elas são encantadoras e misteriosas assistão o filme os guardiões que vão saber a majia que a nelas vai contajiar vcs meu nome e valeria add valeriaavonpe@hotmail.com beijos

    • Comecei a gostar de corujas da mesma forma que você, mais eu li os livros!! São melhores que o filme #Recomendo

  5. Parabéns pelo blog.sempre tive um fascinio por elas,as corujas além de significarem uma Intelectualidade.Ela é o simbolo dos sábios.

  6. Parabéns pelo trabalho, gosto muito desse bichinho xD
    e esse olhar delas é o seu ponto forte… mas prefiro a Suindaras (sabe me dizer se são de origem brasileira?)
    obrigado pelos esclarecimentos! bb

  7. qui lindas corujas

  8. gostei muito dessas coruja

  9. Bom dia, Marilia!
    Tenho uma propiedade rural, pequena e na mesma as corujas são protegidas com ninhos e casinhas de madeira espalhadas na mata,estando os ninhios,desta forma, protegiidos de predadores.
    Como já citei acima, na propriedade tenho 5 vacas e bezenhos, que,obviamente, expelem o que não é aproveitado pelo organismo e este esterco é aproveitado para adubar o pasto, mas tem estercos que não encontramos e trazem a proliferação de moscas que atrapalham o gado deixando-os inciomodados.
    Como gosto muito de ler, precisava saber se no Brasil consigo comparar o besouro chamado de Rola Bosta, muito comum na África, pois ingeri o esterco e desta forma as moscas não proliferam,pois em seu blog existe uma reportagem sobre os mesmos.
    Agradeçeria se alguem souber e pudesse passar o contato para mim tentar conseguir alguns.
    Obrigado.
    JHMG OAB-ES 2,921

    • Olá! Infelizmente não sei responder sua pergunta.

      Marilia

  10. adoro as corujas tenho em minha casa mais de 50 em decoração ponto novo Bahia aldemir carneiro

  11. Eu adoro corujas,elas tem uma certa magia que me encanta

  12. Gostaria de saber o que é preciso para criar uma coruja!

    Obs- adorei o blog

    • Olá!
      Você precisará de alvará para cuidar de um animal silvestre.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 994 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: