Concurso Cultural Saco de Idéia!!

Quando criança, a designer paulistana Sofia Katamani costumava receber presentes embrulhados em bonitos lenços de familiares que vivem no Japão. Dobrado e amarrado, o tecido se transforma no furoshiki, arte tradicional japonesa de bolsas e embalagens. Hoje, ela integra o grupo Mottainai, turma de amigos empenhados em divulgar ações da cultura japonesa que contribuem para a preservação do meio ambiente – como o furoshiki, que pode substituir sacolas plásticas de maneira muito simples.

Essa é a história da vencedora do Concurso Cultural Saco de Idéia, uma iniciativa do Instituto Akatu para divulgar e compartilhar boas idéias para diminuir o uso de sacolas plásticas. O concurso fez parte da campanha Saco é um saco, do Ministério do Meio Ambiente, (MMA) e teve patrocínio da rede de supermercados Carrefour.

Para participar do concurso, bastou uma idéia na cabeça e uma câmera na mão para gravar um vídeo criativo de até um minuto e responder a pergunta: O que você pode fazer para reciclar, reutilizar, recusar ou reduzir o uso de sacolas plásticas? Os dez trabalhos mais votados pelo público foram analisados por uma comissão julgadora formada pelos diretores de criação das três agências que são parceiras institucionais do Instituto Akatu — Leo Burnett, Lew Lara e Brancozulu. Os três melhores vídeos foram presenteados com um notebook – para o vencedor – e câmeras digitais para o segundo e o terceiro lugares.

Segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados, o Brasil consome 12 bilhões de sacolas plásticas por ano. Um dos grandes problemas decorrentes do uso indiscriminado de sacolinhas é o seu descarte incorreto. Além de poluírem rios, lagos e mares, as sacolas descartadas incorretamente entopem bueiros e provocam enchentes, como as que castigaram a cidade de São Paulo neste verão.

Ao mesmo tempo, em todo o país, surgem exemplos de brasileiros que descobriram que repensar o uso das sacolinhas pode ter impactos significativos para a sustentabilidade da vida no Planeta. Veja as melhores idéias do concurso Saco é um Saco:

Eco Furoshiki

A motivação da ganhadora para participar do concurso foi dupla. Além de mostrar uma maneira de recusar as sacolas plásticas, Sofia Katamani é apaixonada pela cultura japonesa e trabalha na divulgação do furoshiki dando cursos e palestras. “É muito fácil, estimula a criatividade e todo mundo pode fazer. Qualquer tecido quadrado se transforma em bolsa”, afirma. Assista ao vídeo vencedor:

Ensaca Sacolas

O segundo colocado foi o professor de teatro Alessandro Dias, de Varginha (MG). No vídeo, ele mostra um colete que serve para colocar as compras de supermercado. A idéia surgiu de uma conversa com uma amiga, depois de ver a chamada do concurso, e a oportunidade de fazer um vídeo com seus alunos. “Ficamos lembrando de como fazíamos antes. Quando criança, eu saía para fazer compras na venda e trazia as compras na camiseta”, lembra. A idéia foi levada para uma amiga estilista, que deu forma ao colete. Confira o vídeo:

Reutilizar é bom. Recusar é melhor ainda

Recém-formado em artes visuais, Daniel Luizzari ficou com a terceira colocação no concurso. Em casa, em Presidente Prudente (SP), ele separara o lixo para a reciclagem e tem uma composteira para os restos orgânicos. A mãe, dona de casa, faz artesanato usando sacolas plásticas. Quando soube do concurso, achou que seria uma ótima oportunidade para divulgar seu trabalho e aprimorar seus conhecimentos.  “Comecei a pesquisar mais sobre o assunto e descobri como fazer o “papel-plástico” que mostro no vídeo e que hoje uso para fazer meus cartões de visita. Mas descobri que o melhor é recusar a sacola, toda vez que posso, eu recuso. Tem muita coisa que podemos carregar com as mãos”, conta ele. Assista o vídeo:

Anúncios
Published in: on 05/02/2010 at 21:59  Comments (2)  

The URI to TrackBack this entry is: https://mariliaescobar.wordpress.com/2010/02/05/concurso-cultural-saco-de-ideia/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. DEVERIAMOS TER MAS CONCURSOS DESTE TIPO E ELES DEVERIAO SER MAS DIVULGADOS

  2. Com certeza, mãe!!! Muitos utilizam essas sacolas plásticas e depois jogam-na na rua. Detsa forma podemos diminuir seu uso! Também adorei a iniciativa!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: