Mil e um benefícios do limão!

Além de ser rica em vitamina C, fruta é considerada um antibiótico natural

ANA ELIZABETH DINIZ

Especial para O TEMPO


Pode parecer milagre, mas não é. O limão é uma fruta maravilhosa que pode ser encontrada em praticamente todas as partes do mundo e vem sendo usada com inúmeras finalidades medicinais e preventivas. Seu princípio ativo é usado na aromaterapia, e seu suco, em fórmulas cosméticas. Refrescante, ele reduz a temperatura corporal, o que o torna excelente no verão. Já pensou em uma limonada suíça bem geladinha agora?

Segundo o médico Apollinaire Dschoutezo, formado pela universidade aberta de medicinas complementares do Sri Lanka em naturopatia e homeopatia clínica, os principais minerais presentes nas diferentes partes do limão são: sílica, cálcio, ferro, manganês e cobre. É rico também em vitaminas B1, B2 e B3 e recomendado na prevenção de doenças do sistema nervoso.

Cerca de 7% do suco do limão é composto pelos ácidos cítrico e ascórbico (vitamina C). “Isso explica por que o limão ganhou a reputação secular de prevenir o escorbuto. Tais ácidos do limão interferem no bom funcionamento das glândulas endócrinas e evitam hemorragias, tão comuns em diabéticos e pessoas da terceira idade”, diz o médico.

O médico ensina que o limão, por sua riqueza em sais minerais e em ácido cítrico, tem a propriedade de manter as células jovens, oxigenadas e ativas. Devido ao seu teor de vitamina PP (niacina – componente de coenzimas relacionadas às enzimas respiratórias e vasodilatadoras), é um alimento recomendado na prevenção de problemas cardiovasculares, pois protege as artérias.

“O limão é reconhecido milenarmente como um antibiótico e antisséptico intestinal. Tomado em jejum e de forma diluída, cicatriza os tecidos intestinais e elimina a putrefação. Na Índia, o suco de limão é a bebida sagrada do desjejum matinal, agindo como agente de purificação, regulação e antídoto de envenenamento ou intoxicação”, ensina ele.

Sua ação laxante regula os intestinos, esteja ele solto ou constipado. E ainda, com seu poder adstringente, reduz a formação dos gases intestinais. Dessa forma, evita o inchaço do estômago e dos intestinos”, revela Apollinaire. Rico em enzimas e sais minerais, depois de uma refeição pesada, é recomendado que se tome suco fresco de limão diluído num chá digestivo ou água morna para acelerar o fogo da digestão e a desintoxicação. O consumo regular e correto do limão irá facilitar a liberação dos excessos de gordura corporal, assim como evitar a formação de tais depósitos.

O médico explica que o limão neutraliza e ajuda na expulsão de toxinas. “Com essa ação desintoxicante e digestiva, é indicado também para estimular os sistemas cardiovascular e respiratório. Seu suco ajuda a reduzir a viscosidade do sangue de pessoas hipertensas ou com históricos de colesterol ou triglicérides elevados. Portanto, o limão é um hipotensor natural”.

O limão é ainda recomendado na prevenção e tratamento de disfunções hepáticas e pancreáticas. O médico ressalta que o consumo diário é indicado em casos de esteatose (fígado gorduroso). “Ele tem função reguladora sobre o pâncreas e, por isso, é recomendado na prevenção de diabetes. É ainda usado no tratamento de disfunções do trato urinário, pois é um dos melhores diuréticos que existem. O consumo diário evita a formação de cálculos (renais e vesicais), como de aglomerados de células como cistos e tumores”.

Já existe até citroterapia (terapia do limão) que, acreditam seus defensores, pode ajudar a parar de fumar, melhorar a disposição mental, as habilidades de inteligência, o sono, o bom-humor matinal e combater a insônia. Mas, como se sabe, qualquer alimento em excesso se torna prejudicial. Dschoutezo faz um alerta: “O limão, quando consumido de forma errada, pode causar desmineralização e até anemia. Use-o acompanhado de frutas, folhas, legumes, feijões, raízes e sementes”.

Curiosidades

– O maior limão conhecido pesava 2,83 kg.

– Para limpar objetos de prata, esfregue-os com cinza de cigarro e suco de limão.

– Elimine as manchas de ferrugem em tecidos esfregando limão e sal no local. Coloque a peça no sol até secar e lave com sabão.

– Na Índia, a mulher escolhia o futuro marido fazendo-lhe uma estranha declaração de amor: atirava-lhe um limão.

– Amacie as cutículas da unha com suco de limão.

– Se o móvel de madeira manchou com tinta de caneta, lave imediatamente com água fria e depois esfregue com suco de limão.

Mariana N. de Almeida
farmacêutica

Gente,

Queria deixar um recadinho especial para a pessoa mais importante da minha vida: MARILIA (Não sou eu mesma. Seria muita pretensão).

Como conseguimos mobilizar o mundo, não?

Minha mãe quando vê uma matéria bacana no jornal já recorta a notícia e coloca na minha mesa. Diz a todos que está separando matérias para meu blog. E essa do LIMÃO é uma delas.

Te amo muito e saber que posso contar com você, mãe, alivia e tranquiliza meu coração.

Marilia Escobar

Published in: on 11/04/2010 at 13:17  Comments (8)  

The URI to TrackBack this entry is: https://mariliaescobar.wordpress.com/2010/04/11/mil-e-um-beneficios-do-limao/trackback/

RSS feed for comments on this post.

8 ComentáriosDeixe um comentário

  1. […] em Imagens & Fotos por danielbiologo em 11 11UTC abril 11UTC 2010 Logo depois de ter visto no Blog da Marília uma matéria sobre o limão, fui até meu quintal e recolhi alguns limões, aqui ainda na foto. Fiz […]

  2. Até me deu vontade de tomar uma limonadinha, viu?! E seus limões estão lindos!

  3. TODOS OS DIAS EU ESPREMO DOIS LIMOES EM MINHA SALADA E UMA COLHER DE OLEO EXTRA VIRGEM.NAO USO NEM VINAGRE E NEM SAL….POIS ACHO MAIS SAUDAVEL….MUITO BOA ESSA MATERIA…BJÃO

    • Carlos,

      O limão é, como minha mãe diz, um santo remédio. Você está certíssimo com esta “receita”.Meu único problema é o sal. rs

      Volte mas vezes e nos dê mais contribuições.

      Abraços!!

  4. Gostei muito do seu site e queria agradecer-lhe por
    tudo o que nos informa ácerca dos benefífcios do limão,do qual já era gande “fan” e como tenho figado gordo vou continuar a tomar o sumo como já fazia há anos. muito, mesmo muito obrigada.

    • Oi, Edite!

      Obrigada pela visita e pela contribuição. Volte mais vezes!

  5. Esta receita e dicas é simplesmente d +, obrigado por tudo…………vou intensificar ainda + o consumo de limão, porém, sabendo como fazer o uso ideal.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: