Rejeitados pela mãe, filhotes de lobo-guará são adotados em zoo.

Dois filhotes de lobo-guará foram adotados por equipes do Zoológico Municipal de Nova Odessa, a 122 km de São Paulo, após serem rejeitados pela mãe. Ameaçados de extinção, os bichos nasceram no dia 20 de junho, em uma jaula do zoo. As fotos dos animais foram divulgadas nesta semana.

O nascimento surpreendeu os funcionários, pois a loba Linda, que vive há dois anos no zoológico, não apresentava sinais de gravidez. O parto não foi acompanhado e quem “descobriu” os lobinhos foi um vigia. “Mas, desde então, os pequenos lobos-guará já estão sendo acompanhados pela equipe”, disse a coordenadora municipal de Meio Ambiente, a bióloga Daniela Fávaro.

Inicialmente, três filhotes nasceram, sendo um macho e duas fêmeas. Uma das lobas, porém, morreu nas primeiras 24 horas de vida. Como era dia de jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo, o lobo recebeu o nome de Robinho, em homenagem ao jogador. Já a fêmea foi “batizada” de Jamile, palavra africana que significa “bonita”.

Os bebês são alimentados com mamadeiras pela equipe do zoo desde o quinto dia de vida, quando foram rejeitados. “No início, preparávamos um leite artificial semelhante ao da mãe. Agora, eles já são alimentados com leite de vaca, a cada duas horas”, contou a coordenadora.

Eles são constantemente higienizados. Toda a preocupação é explicada pela veterinária Paula Faciulli. “Já é bastante raro que os lobos-guarás nasçam em cativeiro e eles não são como cães domésticos, porque são muito mais suscetíveis a doenças como cinomose e parvovirose”, disse.

Segundo a veterinária, a gestação da loba-guará dura de 62 a 66 dias e podem nascer de dois a quatro filhotes. Quando nascidos, os lobos-guará têm pelos pretos, mas com o tempo eles passam a ficar avermelhados.

Robinho e Jamile, que nasceram com 360 gramas, já têm, com 20 dias de vida, 800 gramas cada um. “Eles nasceram com pneumonia e já foram medicados e sararam, mas os cuidados continuam”, comentou Daniela.

Por serem muito pequenos, os bichos não podem ser vistos pelo público ainda. Porém, quem quiser pode fazer uma visita aos seus pais, Linda e Lobão. O zoológico fica na Rua João Bolzan, 475, no Residencial Mathilde Berzin, em Nova Odessa. O local abre ao público de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.

Texto retirado do G1.

Anúncios
Published in: on 15/07/2010 at 21:01  Comments (9)  

The URI to TrackBack this entry is: https://mariliaescobar.wordpress.com/2010/07/15/rejeitados-pela-mae-filhotes-de-lobo-guara-sao-adotados-em-zoo/trackback/

RSS feed for comments on this post.

9 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Aiiiim eles são tão bonitinhos filhotesss. Dá até vontade de ter um, rsrsr.

  2. materia perfeita nos da esperanças que outras raças possam ser ajudadas a sobreviver parabens veterinarios e biologos qual a beleza das nossas vidas sem o trabanho de voces pela vida,tenho muito muito orgulho de ter uma filha biologa

  3. Que linda esta matéria filha. Custei a reconhecer os filhotes como filhos de lobos-guará. Pensei que fossem ursinhos. Está cada vez mais lindo e educativo o seu blog. Como é que eu faço para aumentar esta rede de “blogs amigos” assim tão grande como você tem. Me ensine como fazer. Alguns que você divulga eu também gostaria de divulgar e quem sabe eles também divulgariam o meu?
    Beijão do pai

    • Papi,

      Estou mandando um email com essas informações. Te amo e obrigada pela visita.

  4. sao mtos LINDOSSSS da vontade de apertar

  5. Lindos, parabéns a todos vocês. Salve a natureza e nossos guarazinhos.

  6. eles são tão lindos penas que esses animais tão fofos estão correndo risco de extinção

  7. A loba que os rejeitou não deve saber que eles são lindos!!!

    Deve Ter
    INVEJA!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: