Região espanhola da Catalunha proíbe touradas.

O Parlamento da região autônoma da Catalunha decidiu proibir as touradas, transformando a província na primeira região da Espanha continental a banir a prática. A votação foi resultado de uma petição levada ao Parlamento com a assinatura de 180 mil pessoas que diziam que a prática é bárbara e antiquada.

Aqueles que são favoráveis às touradas insistem que as corridas, como são chamadas na Espanha, são uma tradição importante que deve ser preservada. Grupos pró-touradas temem que a proibição possa inspirar uma onda de campanhas semelhantes no resto da Espanha. Eles dizem que as touradas são uma forma de arte e que a medida ameaça o meio de vida de milhares de pessoas.

A proibição começa a ter efeito em janeiro de 2012.

Consciência

A medida foi aprovada por 68 votos contra 55, com nove abstenções. A votação foi apertada porque os dois principais partidos presentes no Parlamento suspenderam a fidelidade partidária, tomando a rara decisão de permitir que seus membros votassem de acordo com suas consciências.

Mas, enquanto o debate oficial é sobre os direitos dos animais, muitos acreditam que o processo seja uma tentativa da Catalunha – onde há um movimento nacionalista pró-independência – marcar sua diferença do resto da Espanha, rejeitando uma das mais conhecidas tradições do país.

A principal arena de touradas de Barcelona é uma das mais antigas da Espanha, mas o apoio à prática vem caindo entre os moradores da cidade.

Texto recebido por email do INFOSENTIENS.

Anúncios
Published in: on 05/08/2010 at 21:02  Comments (6)  

The URI to TrackBack this entry is: https://mariliaescobar.wordpress.com/2010/08/05/regiao-espanhola-da-catalunha-proibe-touradas/trackback/

RSS feed for comments on this post.

6 ComentáriosDeixe um comentário

  1. nao cosigo ver o que se ver em uma tourada so um triste espetaculo de pobreza de espirito do homem

  2. As touradas sao provas de que alguns seres humanos ainda nao se desenvolveram. Acham que sao serem superiores aos demais, mas nao passam de covardes.

    • Marina, concordo com cada palavra que disse!

    • covardes e ignorantes.

  3. É cruel e desumano o que é feito com esses animais. Tudo pra pura diversão (não sei o que é divertido nisso tudo) do homem. Os seres humanos tem muita capacidade, mas a maioria deles prefere não desenvolver. É preciso mais sabedoria galera! O mundo é dos animais, não menos do que nosso.

    • Penso da mesma forma que você, Gabi. Fui uma vez e fiquei muito mal… saí de lá com muita vontade de chorar!

      Que Deus dê, como você bem disse, mais sabedoria a essas pessoas.

      Volte mais ao blog!! Seus comentários serão sempre bem vindos!

      Marilia


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: