Vírus da dengue que estava inativo há 20 anos volta a ser identificado no Rio.

O vírus tipo 1 da dengue voltou a ser detectado no Estado do Rio de Janeiro após 20 anos de inatividade. Como a população do Rio não convivia com essa variação do vírus da dengue, a Secretaria Estadual de Saúde já está em alerta para evitar uma epidemia no estado devido à baixa resistência imunológica da população.

De acordo com o entomologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Rafael Freitas, há muito mosquito no Rio de Janeiro e, neste primeiro momento, não dá para identificá-los como o transmissor da dengue. Porém, destacou, caso os mosquitos sejam o Aedes aegypti, uma epidemia não está descartada.

Até a última quarta-feira (4) foram registrados 22.600 casos de dengue em todo o estado do Rio. No ano passado, 11.411 pessoas tiveram a doença. De acordo com nota divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde, o número aumentou, porém ainda não é alarmante, e todas as medidas estão sendo tomadas para controlar o avanço da dengue.

Algumas recomendações para evitar a proliferação dos mosquitos são: não deixar água parada em recipientes como garrafas, vasos de plantas e pneus, além de manter as caixas de água bem tampadas para evitar os criadouros do transmissor da dengue.

Texto retirado do site UOL.

Anúncios
Published in: on 05/08/2010 at 20:45  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://mariliaescobar.wordpress.com/2010/08/05/virus-da-dengue-que-estava-inativo-ha-20-anos-volta-a-ser-identificado-no-rio/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. boa materia temos atendido muitos casos de dengue tanto no posto como na emergencia que trabalho


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: