ECOLOGIA, AMBIENTALISMO E…ECOMEN!

Amigos,

Quando conheci o trabalho do Luiz (autor do texto abaixo), me apaixonei pela sua idéia e pela sua criatividade. E outra, não há maneira mais eficiente de conscientizar as pessoas sobre as questões ambientais do que começando com as crianças. Para que elas cresçam com um pensamento diferente dos adultos de hoje, e desta maneira, tenham subsídio para mudar a atual realidade.

Modificar toda uma cultura de consumismo, desperdícios e destruição é difícil, porém, utilizando um dos recursos didáticos mais populares, fica bem mais fácil: AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.

Espero que vocês também se encantem com este trabalho, como eu me encantei.

Marilia Escobar


A humanidade sempre cultivou e se guiou por símbolos. Instituições tão antigas quanto ela, a política e a religião, são recheadas deles. Para o bem, ou para o mal, ícones contribuíram e contribuem para movimentar os homens na direção dos seus objetivos. Com o desenvolvimento e crescimento da civilização, a criação e culto de símbolos estendeu-se a todas as áreas das sociedades. Comércio, indústria e artes vivem criando seus símbolos e não sobrevivem mais sem eles.

E o que os ECOMEN têm a ver com isso?

Tudo! Eles são o ícone que faltava para unir as mensagens de todos os ambientalistas e ecologistas, de todas as vertentes, e levá-las ao “grande público”. Utilizando os meios já consagrados por outras áreas, a mensagem de preservação ambiental atingirá a todos. Se dirigida às crianças, será mais eficaz ainda, na medida em que surtirá efeito a longo prazo.

Através de histórias em quadrinhos e desenhos animados, com bom humor, ação e aventura, os ECOMEN falam diretamente com crianças e adultos, de forma agradável e em uma linguagem a qual estão acostumados e gostam. Eles contam histórias, sem dar aulas. Todo mundo gosta de ouvir histórias e poucos são os privilegiados que gostam de estudar.

Desde que algumas pessoas entenderam que o mundo estava a caminho da autodestruição em função do modo de vida da humanidade, muitos começaram a agir na tentativa de mudar o rumo das coisas. Muito têm sido feito e, hoje, um bom número de pessoas em diversos setores,  têm plena consciência da necessidade de correções nos rumos da vida no Planeta.

Há pouco tempo, me fizeram uma pergunta e eu respondi que “não sou ecologista, sou comunicador”.  Gostaria de retificar essa resposta: sou ecologista e ambientalista sim! Só que de outra área, da área de comunicação.

Quando iniciei minha vida profissional em Comunicação, não se sabia ainda muito bem do que isso tratava e no que iria dar. Hoje sabemos. A Comunicação em ambientalismo e ecologia, ainda está engatinhando. Hoje as ações ambientalistas ainda aparecem mais nas páginas policiais e científicas. É necessário mudar isso com a máxima urgência.

O papel dos ECOMEN é exatamente esse: mudar essa imagem ruim e revelar para o maior número possível de pessoas, de forma leve e agradável, o que fazem os verdadeiros heróis, de carne e osso, que tanto e há tanto tempo trabalham em defesa do meio ambiente e, em última análise, na defesa da preservação da vida e da humanidade.

Com o apoio de todos, chegaremos lá!

Luiz Paulo Vieira Ribeiro

http://www.ecomen.com.br/

Anúncios
Published in: on 17/08/2010 at 21:02  Comments (3)  

The URI to TrackBack this entry is: https://mariliaescobar.wordpress.com/2010/08/17/ecologia-ambientalismo-e-ecomen/trackback/

RSS feed for comments on this post.

3 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Marilia, parabéns pela divulgação do trabalho do Luiz.

    Luiz, parabéns pela criatividade e empenho. Obrigado por tentar tornar o mundo melhor. =)

    • Você é meu tudo!

      Obrigada!!!!

  2. se nossos pequenos aprederem a amar a natureza tudo vai mudar e o mundo vai ser bem melhor


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: