Quem sente mais dor: os ruivos, os morenos ou os loiros?

Ir ao dentista normalmente não é uma coisa divertida, mas para as ruivas e os ruivos pode ser ainda pior.

Um estudo publicado na revista especializada The Journal of the American Dental Association sugere que os ruivos são mais sensíveis à dor por causa da mutação de um gene que afeta a cor dos cabelos.  O gene MC1R produz melanina em pessoas com outras cores de cabelo, mas, nos ruivos, uma mutação resulta na produção de outra substância, que por sua vez resulta nos cabelos vermelhos.

Esse gene também está ligado a uma família de receptores que inclui os receptores dos sinais de dor no cérebro, e por isso a mutação parece afetar a sensibilidade do corpo.

O estudo foi concentrado no medo das pessoas de ir ao dentista e concluiu que os ruivos tem duas vezes mais probabilidades de evitar cuidar dos dentes no consultório por causa da dor.

Outros estudos já haviam indicado que os ruivos precisam de mais anestesia do que as pessoas com outras cores de cabelo.

Texto retirado do Jornal O Tempo.

Published in: on 28/08/2010 at 10:30  Comments (8)  

The URI to TrackBack this entry is: https://mariliaescobar.wordpress.com/2010/08/28/quem-sente-mais-dor-os-ruivos-os-morenos-ou-os-loiros/trackback/

RSS feed for comments on this post.

8 ComentáriosDeixe um comentário

  1. EU JA TENHO MEDO DE DENTISA IMAGINA SE EU RUIVA QUE HORRORRRRRRRRR?

    • Graças a Deus que sou loira… assim não sofro no dentista!

      hahahaha

  2. Sou ruiva, tenho olhos azuis, sou bem clara, tenho sensibilidade a tudo, e realmente sentimos mais dor mesmo, não fujo do dentista, porque é necessário ir realmente, mas se pudesse eu não ia, hehe.

    • Graziele,

      Como tenho quase as mesmas características que você, posso falar sem medo de te ofender: Temos o pior perfil genético. Pele sem proteção (melanina), olhos claros teem maior probabilidade de apresentar doenças oculares e agora isso da dor!

      Tá difícil, né? hahaha!

      Volte mais vezes.

  3. Nossa… q triste Mah! Um dia terei filhos … Faço projetos mentais… rs Terei um casal de gêmeos , ruivos! Vou escovar os dentes deles SEMPRE , pra evitar as visitas de ultima hora ao dentista! Ufaaaah!
    bju, Ke

    • ahahahahahha… Isso mesmo prima. Assim eles não sofrerão na cadeira do dentista.

      Te amo!!

  4. caramba linda isso aqui é um sucesso =O
    arrasou …hihihi
    então vamos ao comentario sobre o assunto, caramba eu não sabia isso do ruivo ter mais sensibilidade..muito interessante..vou falar pra uma amiga minha que sempre sentia dor quando ia fazer limpesa de tartaro que por sinal..falaram mas nao sabemos se é verdade..que os ruivos tem mais tendencia a tartaro…e ai sabe se é verdade?
    beeeiijo adorei o blog..

    • Ei, minha linda!

      Que bom que gostou do blog… agora, não sei te falar se eles tem mais tártaro. A meu ver, não tem nada a ver pois tártaro é acúmulo de alimento nos dentes e isso depende de nossa higiene bucal!

      Abraços e volte mais!


Deixe um comentário

