Dia das crianças: Animal não é brinquedo!

No dia 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças, uma data em que muitos pais pretendem presentear seus filhos com um animal de estimação, mas é preciso tomar alguns cuidados, para que esta escolha não se transforme num problema para a família e, principalmente, para o animal.

No processo de educação, os pais devem ter a preocupação de ensinar a criança a ver o animal como um amigo, que precisa ser protegido dentro e fora de casa, e não como brinquedo. O contato com os animais proporciona uma aproximação da criança com o mundo natural, desenvolvendo o sentimento de respeito a todas as formas de vida.

Até os quatro anos a criança vê o animal como um objeto, por isso é preciso que os pais mostrem a ela que os animais respiram, tem fome, sede, sentem dor, amam e jamais poderão ser abandonados. A partir dos dez anos é possível confiar os cuidados necessários à saúde do animal, sem que haja perigo de maus tratos, desde que sejam orientados corretamente.

“Crueldade infantil com os animais entre criminosos e não-criminosos” é o título de uma importante pesquisa realizada nos EUA, que visou estabelecer a relação entre a crueldade para com os animais durante a infância e o comportamento agressivo para com as pessoas, numa fase posterior da vida.

A análise aprofundada, permitindo traçar um perfil, foi possível através de entrevistas individuais com três grupos de homens: criminosos agressivos, criminosos não agressivos e não-criminosos.

Os elementos criminosos foram ouvidos nas prisões federais dos EUA já os não-criminosos foram escolhidos ao acaso entre os habitantes de Kansas. Cada entrevistado foi submetido a mais de 400 perguntas que incluíam aspectos como as relações familiares na infância e as atitudes com os animais.

Verificou-se que 25% dos criminosos agressivos informaram de cinco ou mais casos de crueldade contra animais em comparação a menos de 6% dos criminosos não agressivos e nenhum dentre os não-criminosos.

Os pais e educadores devem estimular as crianças a valorizarem as boas ações em prol dos animais. É preciso despertar o interesse do engajamento das escolas na luta em defesa dos direitos dos animais e preservação da natureza.

A criança passará, assim, a trazer consigo um compromisso ético para com o meio em que vive, combatendo as atitudes do comportamento violento na sociedade, criando um mundo melhor onde viverão seus filhos e netos.


Texto recebido por email pela Ana Piovezana.

Anúncios
Published in: on 12/10/2010 at 16:59  Comments (5)  

The URI to TrackBack this entry is: https://mariliaescobar.wordpress.com/2010/10/12/dia-das-criancas-animal-nao-e-brinquedo/trackback/

RSS feed for comments on this post.

5 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Infelizmente isso é comum com cachorros, gatos, tartarugas, aves, porquinhos da índia etc… muito bonitinhos, mas quando começam a fazer sujeira, ninguém quer limpar e viajar com o bicho então??
    Uma coisa que vi em Sampa e achei lastimável, foi ver pintinhos pintados, todos coloridos, como se fossem ficar daquela forma para sempre!! Triste!!!

    • A foto ilustra muito o que acho. Enquanto o animalzinho está pequeno, é fofinho, não suja e nem dá trabalho, ele É ÓTIMO. Qd começa a estragar coisas, latir, fazer suas necessidades fisiológicas (nda anormal), as pessoas já começam a querer de desfazer deles.

      Fico imaginando se fosse assim com crianças. Da mesma forma que um filho, passa a ser nossa responsabilidade a criação desde animalzinho.

      Aos poucos, tenho fé que conseguiremos mudar a cabeça das pessoas. Vamos seguindo com fé, meu amigo!!

  2. Post perfeito!!!
    Adoramos seu blog, sempre com temas super pertinentes!
    Parabéns!
    Vamos linkar esse texto lá no nosso post de hoje!!
    Beijinho

    Ana e Scu

    • Oi, Ana.
      Recebi este texto por email e achei extremamente interessante.
      Espero que tenham gostando tanto quanto eu.

      Beijos e voltei sempre.

  3. amor este texto e exelente faço dele meu pensamento e sake vivi juriluce,mel e whisk tambem


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: