Por que cabelos e unhas crescem?

Quase sempre é a mesma rotina. Quando o espelho não nos chama a atenção, é alguém que avisa: Não vai cortar esses cabelos? E essas unhas? Você está parecendo um urso! Depois dessa dica, só tem um jeito: correr para o salão ou para o barbeiro. Mas e se a gente nunca cortasse, será que os cabelos e as unhas cresceriam sem parar?

A resposta é não. Unhas e cabelos crescem até certo ponto. No caso dos cabelos, existem três fases: anágena ou crescimento (que dura de dois a cinco anos), catágena ou interrupção do crescimento (que dura cerca de três semanas) e telógena ou queda (que dura de três a quatro meses). Na fase anágena, os cabelos crescem em torno de um centímetro ao mês. É na telógena que perdemos, diariamente, de 60 a 100 fios.

Já as unhas crescem continuamente, de 0,5 a um milímetro por semana, podendo atingir grandes tamanhos até se partirem. Mas isso pode variar de pessoa para pessoa, dependendo da nutrição, da presença de doenças, do uso de detergentes ou substâncias irritantes e pela herança familiar.

Existem células que trabalham para que nossos cabelos cresçam. Elas se fixam em pequenas cavidades localizadas na superfície de toda a pele, exceto nas palmas das mãos e na planta dos pés. Esses buraquinhos são chamados de folículos pilosos, mais conhecidos como poros. Só no couro cabeludo existem de 100 mil a 150 mil poros. Já as células que produzem as unhas localizam-se nas dobras de pele das extremidades dos dedos.

Cabelos e unhas são formados pela mesma proteína: a queratina. É ela que dá a consistência endurecida tanto aos fios de cabelo quanto às lâminas das unhas. Os pêlos, além de embelezar nossas cabeças, servem, principalmente, para resguardar órgãos, como olhos, ouvidos e narinas, que, por serem abertos, precisam de proteção extra contra a ação do frio, do calor e da luz solar excessiva. Além disso, os pêlos diminuem o atrito nas dobras do corpo e ajudam na sensação do tato. Já as unhas nos auxiliam a agarrar melhor os objetos.

Texto retirado do jornal O Tempo.

Anúncios
Published in: on 10/12/2010 at 12:19  Comments (2)  

The URI to TrackBack this entry is: https://mariliaescobar.wordpress.com/2010/12/10/por-que-cabelos-e-unhas-crescem/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Mas alguem saberia me explicar por que, dentre todos os grupos de primatas, somos os unicos cujos cabelos e unhas ficam tao grandes? Nunca vi gorila com unha comprida.

    Os leoes nao ficam com o cabelo tao comprido como o nosso…

    Por que sera??

    • Paulo,

      Boa pergunta. Porém não sei te responder, por enquanto. Agora, muitos primatas gastam suas unhas, por isso elas não ficam muito grandes, por exemplo, você já viu gatos ficarem passando as unhas em pedaços de madeiras? Isso para gastar suas unhas.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: