País forma 53 mil pesquisadores por ano.

Segundo dados do balanço final do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação, feito pelo governo federal, só em 2010, 12 mil pesquisadores receberam o título de doutor e 41 mil, o de mestre. O documento compila informações de vários órgãos ligados à pesquisa no país e avalia o resultado de um plano de investimento lançado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em 2007.

Nos últimos 10 anos, dobrou o número de mestres e doutores titulados no Brasil. De 2001 a 2010, a quantidade de pesquisadores formados por ano no país passou de 26 mil para cerca de 53 mil, segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Só em 2009, 161 mil estudantes estavam matriculados em programas de mestrado e doutorado de universidades brasileiras. O número equivale a 90% da soma dos mestres e doutores titulados no país de 2003 até 2009.

Nos mesmos dez anos, o número de cursos de pós-graduação no país também cresceu: em 2001, eram 1,5 mil; em 2009, 2,7 mil. Há quase 1,5 mil programas de mestrado ou doutorado nas universidades federais.

“Esses números são extremamente significativos”, afirmou o pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopyan. “Para padrões latino-americanos, é um crescimento muito grande. Mas ainda temos que avançar”, ponderou.

Texto retirado do jornal O Tempo.

Anúncios
Published in: on 26/01/2011 at 18:06  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://mariliaescobar.wordpress.com/2011/01/26/pais-forma-53-mil-pesquisadores-por-ano/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: