Ambiente iluminado durante a noite prejudica o sono, aponta pesquisa.

Após um dia agitado e cansativo, ter uma boa noite de sono é o desejo de qualquer pessoa. Mas para relaxar é importante tomar cuidado com alguns aspectos do ambiente.

Deixar a luz acesa na hora de dormir pode prejudicar o sono, a pressão, a temperatura corporal e até aumentar o risco de desenvolver diabetes. Essa foi a conclusão da pesquisa realizada pela Sociedade Americana de Endocrinologia.

Iluminar o ambiente na hora de dormir afeta a produção da melatonina, hormônio que induz a sonolência profunda, reduz a pressão arterial e a temperatura do corpo. Quando há luz no quarto, a substância para de ser produzida pela glândula pineal, no cérebro, e o dorminhoco acorda com frequência.

Para realizar o estudo, 116 pessoas foram expostas à luz ambiente e fraca oito horas antes do horário de dormir e depois por mais cinco horas consecutivas. Os cientistas mediram a produção de melatonina dos voluntários neste período e concluíram que a luz reprimiu a produção do hormônio em 50%.

Se não é possível evitar a luminosidade à noite, como em longas viagens de avião, a dica é usar vendas ou máscaras. O acessório impede, pelo menos parcialmente, que a luz atrapalhe o sono.

Texto retirado do site Eband.

Anúncios
Published in: on 18/02/2011 at 20:49  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://mariliaescobar.wordpress.com/2011/02/18/ambiente-iluminado-durante-a-noite-prejudica-o-sono-aponta-pesquisa/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: