Cérebro humano diminuiu em 30 mil anos


O cérebro de homens e mulheres tornou-se menor nos últimos 30 mil anos. É o que indicam estudos de antropólogos norte-americanos.

Segundo medições estabelecidas a partir de crânios encontrados na Europa, no Oriente Médio e na Ásia, o volume médio do cérebro do homem moderno – o Homo sapiens diminuiu cerca de 10% em relação ao órgão dos ancestrais humanos, o equivalente a uma bola de tênis.

A mudança seria um efeito da evolução para sociedades mais complexas, e não significa que homens modernos tenham menos capacidade intelectual ou sejam menos inteligentes que seus ancestrais. Na verdade, eles desenvolveram formas de inteligência mais sofisticadas, explica Brian Hare, professor adjunto de antropologia da Universidade Duke, na Carolina do Norte.

“Eu diria que houve uma grande redução em um curto período evolutivo”, declarou o antropólogo John Hawks, da Universidade de Michigan, em recente entrevista à revista “Discover”.

Texto retirado do site O Tempo.

Anúncios
Published in: on 18/02/2011 at 20:52  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://mariliaescobar.wordpress.com/2011/02/18/cerebro-humano-diminuiu-em-30-mil-anos/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: