Pesquisa apresenta dados inéditos sobre hibernação de ursos.

O metabolismo de ursos negros do Alasca sofre uma forte queda durante a hibernação, mas a temperatura corporal apenas diminui, um fenômeno totalmente surpreendente para os cientistas, segundo trabalhos  publicados nesta semana.

Ao contrário de outros mamíferos que hibernam, os ursos negros separam temperatura e metabolismo durante este longo período de sono invernal.

Além disso, a queda da atividade metabólica, que chega a 25% do normal, persiste semanas depois do fim da hibernação, na primavera, de acordo com os estudos científicos.

Este fenômeno é surpreendente, pois no geral considera-se que as atividades dos processos químicos e biológicos em um organismo em hibernação diminuam cerca de 50% para cada redução de dez graus de temperatura do corpo, explicaram os autores da pesquisa apresentada na conferência AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência), reunida em 17 e 21 deste mês, em Washington (EUA).

A pesquisa também sairá na edição desta sexta-feira da revista “Science”, publicada pela associação.

Os ursos negros do Alasca sofrem apenas uma queda em sua temperatura interna de cinco ou seis graus, apesar de seu metabolismo diminuir 75%.

“Sabíamos que a temperatura destes ursos caía alguns graus durante a hibernação, mas nesta observação constatamos que estes animais regulam sua temperatura interna segundo ciclos que variam durante vários dias”, explicou à imprensa Oivind Toien, biólogo da Universidade do Alasca e principal autor desta pesquisa.

“Semelhante fenômeno não ocorre nos animais menores que hibernam e não o observamos nos mamíferos que conhecemos”, acrescentou.

Texto retirado do site Folha.Com.

Anúncios
Published in: on 18/02/2011 at 21:16  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://mariliaescobar.wordpress.com/2011/02/18/pesquisa-apresenta-dados-ineditos-sobre-hibernacao-de-ursos/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. Vim conhecer seu espaço e gostei muito! Muito seleto e diversificado. Parabéns. A educação é a base do ser humano para sua vida em sociedade e para uma vida feliz. Também sou educador e vejo que nossa base holística é o caminho mais ameno a seguir.
    Obs: Também virei seu seguidor.
    Prof. José Carlos
    http://projetosead.blogspot.com/


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: