Em poucos minutos, o cigarro já provoca danos genéticos.

Mais um motivo para que fumantes abandonem o cigarro: pesquisadores norte-americanos descobriram que o fumo causa danos genéticos em poucos minutos – e não em anos, como se imaginava anteriormente.

Os cientistas da Universidade de Minesota, nos Estados Unidos, estudaram o nível de substâncias nocivas, conhecidas como hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs), no organismo de 12 fumantes. Os HAPs são considerados uma das principais causas do câncer, mas não se sabia até então como eles danificam o DNA.

A equipe adicionou um tipo rastreável desses hidrocarbonetos em cigarros e verificou o caminho percorrido pela substância no corpo dos voluntários. Eles descobriram que os HAPs formam uma toxina no sangue que danifica o DNA, causando mutações que podem levar ao câncer.

As substâncias tóxicas levam entre 15 e 30 minutos para atingir um nível crítico no sangue dos fumantes. O efeito é semelhante ao de injetar a substância diretamente na corrente sanguínea.

O estudo foi publicado no periódico “Chemical Research in Toxicology”, da Sociedade Americana de Química.

Mesmo longe, fumaça faz mal

Crianças não precisam estar perto do cigarro para sofrer os males do fumo. Estudo recente feito com 6.000 crianças e adolescentes, entre 6 e 18 anos mostra que, mesmo que ninguém da família fume, elas estão expostas às consequências do fumo.

O tipo de casa onde elas moram também tem forte influência: mais de 84% das crianças estão expostas à fumaça do cigarro, que passa de um apartamento a outro por meio de pequenos furos nas paredes ou pelo sistema de ventilação do edifício.

Texto retirado do Jornal O Tempo.

Anúncios
Published in: on 04/03/2011 at 21:50  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://mariliaescobar.wordpress.com/2011/03/04/em-poucos-minutos-o-cigarro-ja-provoca-danos-geneticos/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: