A genética pode escolher seus amigos!

Pesquisadores dos Estados Unidos descobriram evidências preliminares de um componente genético relacionado à amizade. O estudo, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, analisou outras duas pesquisas americanas que continham dados genéticos e informações sobre amizades dos participantes.

Os pesquisadores descobriram que portadores de um gene associado ao alcoolismo tendem a ficar juntos. No entanto, pessoas com um gene ligado ao metabolismo de substâncias como a nicotina pareciam manter-se afastadas de outras com o mesmo gene. Os pesquisadores não sabem o motivo, mas suspeitam que seja uma tática de defesa. Esse mesmo gene já foi associado à abertura das pessoas a novas ideias e situações.

Foram encontrados padrões similares em casais, em que os indivíduos evitam parceiros que sejam suscetíveis às mesmas doenças. Claro, há muitas ressalvas em relação a essas conclusões. As pessoas que gostam de beber podem ter conhecido a maioria dos amigos no bar ou outra balada, e isso explica qualquer ligação genética.

O líder do estudo, James Fowler, da Universidade da Califórnia, diz que os genes podem explicar por que algumas vezes nós instintivamente gostamos – ou odiamos – algumas pessoas no momento em que as conhecemos. “Aquela sensação de ter certeza que vamos gostar de uma pessoa, ou quando não vamos com a cara dela – muitas vezes temos esses instintos e não sabemos de onde eles vêm”, disse Fowler em entrevista à BBC. Compreender os genótipos que estão por trás das amizades podem ajudar a entender como funciona esse processo, mas ainda são necessários mais estudos na área.

Texto retirado do site BBC.

About these ads
Published in: on 10/03/2011 at 18:07  Comentários (4)  

The URI to TrackBack this entry is: https://mariliaescobar.wordpress.com/2011/03/10/a-genetica-pode-escolher-seus-amigos/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

4 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Estimada amiga Marilia,escrevo pra sí simplesmente pra parabeniza-la pelos trabalhos investigativos sobre um campo complexo da biologia humana!Eu sou um jovem angolano de 32 anos que há 5 terminou ensino médio em Língistica portuguesa.Concerteza,que estou um pouco atrasado no que se referi ao nível acadêmico.Mas não pude continuar com os estudos porque em 2008 sofri um grave acidente de viação que submeteu-me a coma de um mês e partiu-me o antebraço esquerdo.Graças a Deus e aos meus pais que têm me ajudado financeiramente ESTOU VIVO e disposto a estudar e ser um belo político se Deus e o meu povo quiserem.Gostaria de dar seguimento aos estudos formar-me em Letra e em psicologia para poder escrever livros e ajudar a diminuir os desvios de conduta de muitos cidadãos.Espero que o teu BLOG esteje bem classificado no concurso TOP BLOG.
    edsonmandela2011@live.com

    • Edson,

      Agradeço pelo comentário e principalmente, te admiro pela força de vontade e esperança. Tenho certeza que Deus não nos dá uma carga maior do que aquela que conseguimos suportar.

      Volte mais!

      Marilia Escobar

  2. Adorei a matéria!!! Como sempre excelente!

    • Obrigada, Amiga!!!!

      beijos e volte sempre, viu?

      Marilia Escobar


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 987 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: