Dia Mundial do Rim

Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, o Instituto Vital Brazil e a Policlínica Sérgio Arouca prepararam uma semana de coleta de sangue para verificar as taxas de creatinina. Entre os dias 14 e 18 de março, das 8h às 12h, todos podem fazer o exame gratuitamente no posto de saúde em frente ao instituto. Não é necessário estar em jejum. O resultado sai em até 48h e será enviado por e-mail ou correio.

Será a primeira vez que esse tipo de exame será feito na tecnologia de papel de filtro, padronizada pelo Instituto Vital Brazil. Essa tecnologia utiliza apenas uma gota de sangue do dedo do paciente. Evita o uso de seringas e agulhas e por isso é muito mais rápido e prático.

A insuficiência renal atinge cerca de dois milhões de brasileiros dos quais, segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), 60% não sabem que têm o problema. É uma doença silenciosa, sem sintomas, o que dificulta o tratamento. As formas crônicas da doença causam degeneração progressiva do órgão e podem evoluir para a insuficiência renal. Com o exame da creatinina, o paciente pode descobrir precocemente a doença e tratar. O tratamento evita que a doença se torne crônica e danifique definitivamente os rins. Em casos mais graves, somente um transplante renal ou diálise podem salvá-lo.

Segundo Juan Fidel Bencomo, coordenador do Biomarc (Laboratório de Biomarcadores do Vital Brazil), cerca de 80% dos óbitos em diabéticos é causado por insuficiência renal e a creatinina – usada na triagem dos grupos de risco – é o único marcador que pode fazer o diagnóstico precoce da doença. A estimativa é de que mais de 150 mil pessoas já deveriam estar em programas de diálise, mas apenas 87 mil estão em tratamento, segundo dados da SBN.

Participem… o exame é rápido e pode salvar vidas! A Policlínica Sérgio Arouca fica na Praça Vital Brazil s/nº – Vital Brasil – Santa Rosa.

O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br), empresa de ciência e tecnologia, é um dos 18 laboratórios oficiais brasileiros e um dos três fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde. O Instituto é uma sociedade de economia mista sob tutela técnica da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro. O endereço é: Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO INSTITUTO VITAL BRAZIL

Texto retirado do site Galápagos.

Anúncios
Published in: on 12/03/2011 at 14:00  Comments (4)  

The URI to TrackBack this entry is: https://mariliaescobar.wordpress.com/2011/03/12/dia-mundial-do-rim/trackback/

RSS feed for comments on this post.

4 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Minha mãe que é enfermeira, fez uma mobilização sobre o dia Mundial do Rim aqui na cidade que eu moro em Campina Grande, ela foi para o centro da cidade com outras pessoas para mostrar a importância do dia do rim, quando o sinal fechava as pessoas iam divulgar com panfletos nos carros.Emissoras da cidade vinheram para divulgar a campanha!

    • Que linda atitude de sua mãe, Anne!

      Parabenize-a por mim! E volte mais ao blog.

      Abraços!

  2. A campanha do dia mundial do “RIM” visa sensibilizar as pessoas á respeito das patologias de base que possa vir á acometer as pessoas, como também os poderes públicos para que invistam mais na promoção e prevenção das doenças, o que é possível!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: