X Congresso de Ecologia

“Ecologia e Gestão Ambiental”

18 a 22 de Setembro de 2011

São Lourenço, MG

A Sociedade de Ecologia do Brasil tem o prazer de anunciar o X Congresso de Ecologia do Brasil. Os participantes que forem sócios em dia com a SEB terão desconto na inscrição para o congresso. Os interessados poderão se filiar à SEB no momento da inscrição no congresso. Para maiores informações sobre a SEB, visite o site da sociedade: www.seb-ecologia.org.br e informações sobre o congresso: contato@seb-ecologia.org.br.

UM EVENTO SUSTENTÁVEL

As mudanças climáticas globais resultantes do aumento da concentração atmosférica dos gases de efeito estufa deixaram de ser algo para acontecer num futuro distante e passaram já a fazer parte do presente: elas são reais, estão acontecendo e, na verdade, se acelerando. As respostas a estas mudanças, notadamente aquelas relacionadas ao aumento da temperatura, são visíveis através da aceleração do aumento do nível do mar, derretimento de geleiras, aumento da estação de crescimento das plantas em altas latitudes, mudanças ecológicas em escala global, inclusive com extinção de espécies, e aumento da freqüência e intensidade de fenômenos meteorológicos e climáticos extremos. O Brasil por ter uma economia fortemente baseada em recursos naturais, por exemplo, o preponderante papel da energia hidráulica na matriz energética, é particularmente vulnerável às mudanças climáticas, podendo sofrer prejuízos nos setores energético e agrícola, nas zonas costeiras, na biodiversidade, e através do aumento dos desastres naturais. No terreno da mitigação, a maior contribuição do país pode acontecer através da redução dos desmatamentos da Amazônia, responsáveis por 75% das emissões brasileiras de dióxido de carbono. Por último, lembrando que não há mais como reverter certo grau de mudança climática, faz-se necessário desenvolver a capacidade de adaptação a elas, um aspecto ainda pouco considerado no Brasil.” (Carlos Nobre, 2007).

Diante desta situação nós, SEB e IB/USP, optamos por realizar um evento aquático ecologicamente correto. Nossa intenção será promover atitudes que mudem o comportamento das pessoas para que mudanças profundas ocorram no comportamento dos seres humanos.

Ações como preservação e sustentabilidade serão abordadas durante o Congresso. Esperamos que as pessoas presentes ao evento tenham mudanças de hábito e colaborem para uma melhoria na qualidade de vida do ser humano e do Planeta.

SUSTENTABILIDADE ECOLÓGICA

Está relacionada ao uso de recursos naturais não-renováveis e ao uso dos recursos renováveis de forma que se respeite seu potencial de produção pela natureza e também pela capacidade de autodepuração dos ecossistemas naturais. A promoção de mudanças no padrão de consumo da sociedade é essencial, o que inclui, além de sua limitação, a valorização dos produtos gerados em processos que contribuam para o equilíbrio ambiental, por exemplo, produtos que agreguem baixo consumo energético e que têm menor efeito poluidor (tecnologias mais limpas).

O empenho em realizar um evento sustentável é uma tarefa difícil e pode ser
desenhada desde o planejamento, a organização e a avaliação do evento é uma etapa fundamental.

Para este evento procuramos parceiros que abracem a causa socioambiental e que compactuam com energias e tecnologias mais limpas.

Os materiais que serão utilizados no evento, desde copos até a decoração tem ligação direta com o uso de recursos e a produção de resíduos, portanto serão feitas escolhas para contribuir com a sustentabilidade do evento.

Os materiais utilizados serão recicláveis ou produzidos com madeira de reflorestamento como lápis de cor, papel reciclado, etc.

As camisetas que os organizadores usarão serão de material reciclável como garrafa pet ou bambu.

Evitaremos utensílios descartáveis, optaremos por duráveis como substituição de copos descartáveis por copos duráveis.

Tentaremos usar na decoração do itens naturais, como plantas e flores vivas ou material que possa ser reutilizado posteriormente ao evento.

Será feita uma campanha pela carona solidária. Amigos podem chegar ao Evento em grupos, num mesmo carro ou usar transporte público.

Os impactos no meio ambiente podem ser amenizados por meio do uso consciente dos produtos de limpeza. Podemos usar os produtos com base na “química verde”, cujo princípio ativo é de origem natural como desinfetantes germicidas a base de citronela. No caso dos sabões derivados de óleo vegetal e sebo são menos prejudiciais ao meio ambiente.

A emissão do carbono também é um impacto do evento, considerando que o gás carbônico contribui de forma relevante para o aumento do efeito estufa gerado a partir de ações humanas. Após o cálculo da emissão de carbono gerado neste evento estimaremos o número de árvores necessárias para sua neutralização. Sementes serão doadas aos congressistas e mudas serão plantadas na Cidade de São Lourenço.

Medir a sustentabilidade do evento em suas múltiplas dimensões não é uma tarefa simples, mas daremos um passo para levar noção e o poder de um evento sustentável aos participantes do X Congresso de Ecologia do Brasil.

PROPOSTA PARA MINIMIZAR O IMPACTO AO MEIO AMBIENTE

1. Confecção de páginas eletrônicas: do evento e dos patrocinadores

2. Propagandas e Convites através de listas de e-mails

3. Inscrições on-line

4. Usar papel reutilizável ou reciclado, e impressão de documentos utilizando frente e verso do papel.

5. Envio da programação, aos participantes, por e-mail e impressão em banner.

6. Colocar lembretes nos banheiros acordando as pessoas para fecharem as torneiras, caso não sejam temporizadas.

7. Desligar equipamentos elétricos quando não estiverem sendo usados.

8. Separar os resíduos sólidos em três tipos: compostáveis, recicláveis e rejeitos.

9. Uso adequado da água

10. Usar a química verde

11. Plantio de árvores para zerar a emissão de Carbono.

12. Acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Texto recebido pelo CRBio 04.

 

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://mariliaescobar.wordpress.com/2011/03/19/x-congresso-de-ecologia/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: