Você sabia que existem bactérias que produzem plástico?

Sacos de supermercado, garrafas de refrigerante, vasilhas e brinquedos são só alguns dos incontáveis objetos que podem ser feitos de plástico. E quem aí sabe qual é a matéria-prima desse material? Se alguém respondeu petróleo, acertou em parte…


Há um plástico diferente que é produzido por bactérias. Ele é biodegradável – ou seja, decompõe com grande facilidade, desaparecendo do meio ambiente em cerca de doze meses: tempo muito menor do que o plástico convencional, que pode levar centenas de anos para ser decomposto.

O plástico biodegradável é feito de polihidroxialcanoatos. O nome é tão difícil de pronunciar que os pesquisadores usam a sigla PHAs para facilitar. Mas o que é são os PHAs? São moléculas produzidas por inúmeros micro-organismos. Ela produz essas moléculas em seu interior na forma de grânulos e as utiliza como fonte energética.

Manipulados pelos cientistas, os PHAs adquirem propriedades similares às do plástico convencional.

O plástico biodegradável tem muitas utilidades: pode ser usado na fabricação de embalagens para produtos de limpeza, higiene, cosméticos e medicamentos, entre outros. Na área médica, o bioplástico serve também para fazer fios de sutura, próteses ósseas e cápsulas – que, inseridas debaixo da pele, liberam gradualmente medicamentos na corrente sanguínea.

A grande vantagem do plástico biodegradável é reduzir a poluição do meio ambiente. Enquanto o plástico comum depende de uma fonte que pode acabar (o petróleo) e se acumula, sujando rios, lagos e terrenos, o bioplástico desaparece da natureza com rapidez e é produzido a partir de uma fonte, as bactérias, que se desenvolve com facilidade. Você acha, então, que o plástico biodegradável é um aliado na preservação ambiental? Nós achamos que sim!

Texto retirado do jornal O Tempo.

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://mariliaescobar.wordpress.com/2011/04/10/voce-sabia-que-existem-bacterias-que-produzem-plastico/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Filha, imagine se os cientistas trabalhassem mais em cima desse plástico biodegradável? Seria a salvação da lavoura e da natureza em geral. Beijos!

    • Não é mesmo, Pai?!

      Sei que este dia chegará logo.

      Te amo!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: