O Calor e os Répteis

O uso de aquecedores em terrários é fundamental para a manutenção de répteis e anfíbios em cativeiro. Poréma intensidade de calor gerada eventualmente pode ser superior a indicada e causar sérios problemas a estes animais.

Em cativeiro os répteis não possuem o instinto de afastar-se do excesso de calor mesmo que ele os esteja queimando, causando queimaduras. Tirando os possíveis problemas oriundos do excesso de sol nenhuma situação similar ocorre na Natureza.

Excetuando-se queimadas naturais, onde existe a presença de fogo, não há como o animal identificar que a temperatura do solo possa ser tão prejudicial, principalmente na escuridão da noite. Dessa forma o animal percebe que algo esta errado mas, não tendo o sol como referência, não tem o instinto para definir que é o substrato que está quente demais e afastar-se dele.

Algumas fontes de aquecimento possuem um termostato para o controle da temperatura, mas a maioria não necessita, pois, a temperatura máxima atingida não chega a prejudicar o animal. Mas algumas rochas ou placas aquecidas eventualmente podem gerar alguns graus à mais do que o ideal, principalmente no verão, e para evitar problemas pode ser utilizado um “dimmer” ou regulador de intensidade de energia, normalmente usados em quartos de crianças para aumentar ou diminuir a intensidade de luz.

Com ele pode-se reduzir a potência de calor caso este esteja acima do indicado. Outra maneira é colocar dentro do terrário uma camada maior de substrato entre o aquecedor e o animal. Normalmente quando a placa aquecida é utilizada é pelo volume de substrato que controla-se a intensidade de calor necessário no ambiente.

Quanto maior menor é o aquecimento. Este substrato pode ser terra, bark (casca de árvore triturada), forração, carpete ou esmo folhas adicionais de jornal.

 Texto retirado do site Breno Damasceno (http://www.brenodamasceno.com.br).

Anúncios
Published in: on 14/04/2011 at 22:18  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://mariliaescobar.wordpress.com/2011/04/14/o-calor-e-os-repteis/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: