Tubarão – Conhecer para Preservar

Por Marcelo Szpilman *

Recentemente conheci o brilhante pensamento do poeta senegales, BabaDioum, que diz: “No fim, conservaremos apenas o que gostamos. Gostaremos apenas do que compreendemos. Compreenderemos apenas o que nos tiver sido ensinado.”

Não poderia haver idéia mais adequada para a questão dos tubarões. Representa exatamente o que nós do Projeto Tubarões no Brasil temos buscado. Meios de fazer com que as pessoas compreendam a importância desses magníficos predadores para a manutenção da saúde e do equilíbrio dos ecossistemas marinhos.

Como tenho feito, cinegrafistas submarinos como Lawrence Wahba e GabrielGanme, ou mesmo como o apresentador Luciano Huck, têm mergulhado com tubarões nos últimos anos para contribuir no ensinamento da verdade sobre os tubarões e para promover a compreensão e a empatia da sociedade com esses seres marinhos que também merecem e precisam ser preservados.

Ainda que o “shark feeding” (mergulho para alimentação de tubarões) seja um método controverso de desmitificação, recomendo a todos que assistam o filme Nina Salerosa, de Joe Romeiro (veja link abaixo). Ele mostra que os tubarões são animais com os quais pode-se perfeitamente interagir de forma amistosa. Vale esclarecer, no entanto, que a imobilidade tônica do tubarão conseguida pela mergulhadora ocorre devido à malha de aço que ela veste. Com a luva (de malha de aço), ela esfrega o focinho do tubarão e provoca um excesso (choque) de sensibilidade eletromagnética, sentido proporcionado pelas âmpolas de Lorenzini, cujos poros são vísíveis no filme. O animal entra em estágio de torpor, relaxa e pode ser manuseado com relativa segurança.

Veja também: http://www.youtube.com/user/marceloszpilman?feature=mhum#p/u/27/gWf0d1HVEr4

Texto recebido por email pelo Projeto PROTUBA.

Anúncios
Published in: on 28/04/2011 at 22:14  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://mariliaescobar.wordpress.com/2011/04/28/tubarao-conhecer-para-preservar/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. coloquei na lista,,, de um dia fazer só não sei quando..
    ahaha
    bacana de mais..


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: