Cogumelo luminoso encontrado no Brasil 170 anos depois.

O ‘Neonothopanus gardneri’ é o maior fungo bioluminescente do Brasil e um dos maiores do mundo. “Já tinha encontrado alguns cogumelos que emitem luz no Brasil, mas menores, alguns do tamanho de um fio de cabelo”, disse à BBC Brasil o professor Cassius Vinicius Stevani, do Instituto de Química da USP. “Este foi o maior, um grupo deles emite uma quantidade considerável de luz”, afirmou.

Em 1840, o cogumelo foi descoberto pelo botânico britânico George Gardner quando viu miúdos a brincar com o que pensou serem pirilampos nas ruas de uma vila onde hoje fica a cidade de Natividade, em Tocantins.

Chamado pelos locais de ‘flor de coco’, o fungo bioluminescente foi classificado como Agaricus gardeni e não foi mais visto desde então.

“Fiquei a saber que ainda existiam fungos assim por volta de 2001. Nos anos seguintes, chegavam-me relatos de Tocantins e Goiás sobre um cogumelo grande, amarelo, que emitia uma luz”, disse Stevani. “No entanto, só vi uma fotografia em 2005, tirada no Piauí”, sublinhou o investigador.

A ciência ainda não desvendou o processo químico que permite que o fungo produza luz. Uma das teses consideradas é a de que a luz é emitida para atrair insetos noturnos, ajudando os fungos a dispersar seus esporos para a reprodução. Outra diz que a luz atrai insectos predadores que atacam insectos menores que se alimentam do fungo.

A pesquisa dos elementos da Universidade de São Paulo (USP) e das universidades americanas de San Francisco e de Hilo, no Havaí, será publicada na revista científica Mycologia.

Texto retirado do site BBC.

Anúncios
Published in: on 15/07/2011 at 20:43  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://mariliaescobar.wordpress.com/2011/07/15/cogumelo-luminoso-encontrado-no-brasil-170-anos-depois/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: