Bezerro é sacrificado após ficar tetraplégico em prova na arena de Barretos.

Um bezerro precisou ser sacrificado após uma prova ocorrida no segundo dia da 56ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, na noite da última sexta-feira (19).

Na prova de bulldog (imobilização de bezerros), válida pelas finais da ANB (Associação Nacional de Bulldog), um animal teve de ser retirado da arena carregado após ser derrubado. O bezerro caiu e ficou imóvel na arena ao ser derrubado pelo bulldogueiro Cesar Brosco. Como não se levantava após a queda, o bezerro precisou ser carregado na carroceria de um veículo.

Na noite de sexta, membros da organização da festa não se entenderam sobre o destino do bicho. O veterinário Marcos Sampaio de Almeida, de Os Independentes, dizia que o bezerro foi levado para uma ambulância veterinária e passava bem.

Mas Orivaldo Tenório de Vasconcelos, diretor do Ecoa (Centro de Estudos de Comportamento Animal), ligado à organização do evento, dizia –ainda na sexta-feira– que havia a suspeita de que o bezerro tivesse sofrido uma fratura na coluna cervical. “Percebi que ele tinha perdido o reflexo das patas e pedi para sacrificá-lo. Vou necropsiá-lo para saber a verdadeira causa da morte”, afirmou o diretor.

Já no sábado, Vasconcelos confirmou a morte e disse que a necropsia constatou que o bezerro havia sofrido uma lesão nas vértebras e, por isso, havia ficado tetraplégico. Diante da situação, o bezerro foi sacrificado.

Vasconcelos disse que essa foi a segunda vez que ele viu um acidente do tipo ocorrer durante toda a sua carreira.

No bulldog, o peão tem de imobilizar o bezerro com as mãos, sem o uso de nenhum equipamento, e derrubá-lo.

Texto retirado do site Folha.Com. 

OBS: Atitude lamentável deste senhor, César Brosco. Somente reforça minha opinião: rodeios devem ser extintos de uma vez por todas. Não é justo que animais continuem sendo maltratados ou até mortos (como neste caso), somente para nosso prazer. Isto tem de acabar!!

” Para conhecer os homens, torna-se indispensável vê-los agir. ”

Jean Jacques Rousseau

Marilia Escobar

Anúncios
Published in: on 21/08/2011 at 22:44  Comments (35)  

The URI to TrackBack this entry is: https://mariliaescobar.wordpress.com/2011/08/21/bezerro-e-sacrificado-apos-ficar-tetraplegico-em-prova-na-arena-de-barretos/trackback/

RSS feed for comments on this post.

35 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Esta é uma maneira covarde de demonstrar ” masculinidade” . Porque estes caras não mostram que são homens de verdade , valentes , fazendo alguma coisa de produtivo ???????? Tirar a vida de quem não pode se defender é bonito na cabeça de quem, meu Deus …

    • a ignorancia de voces protetores de animais me ofende.
      isso foi um acidente, rodeio é um mercado e esporte. O rodeio de barretos arrecada milhoes todos os anos e os doa para o hospital do cancer. Voce faz alguma coisa mais benéfica para o mundo em geral do que isso? ficar só reclamando e falando abobrinha aqui nao adianta nada. Todos ignorantes mesmo..

  2. Esse cara devia ter vergonha na cara!Pobrezinho do animal..deve ter sofrido muita dor! E esse ignorante, que faz isso?Pq não faz isso com um homem. Deveria ser preso e apodrecer na cadeia!!

    • Ignorante é você, que vive nesse seu mundinho influenciado pela TV e nao sabe realmente oque se passa no mundo do rodeio .
      é por esse tipo de pensamento que a midia coloca imagens que nao ocorrem no brasil .

  3. E como vocês acham que os bois morrem para que você possa fazer seu churrasco???? A crueldade é a mesma!!!

    • matar para alimento eh uma coisa, matar para pura diversao eh outra.
      e para alimento nao fazem showzinho. nao judiam, apenas matam numa pancada soh.

  4. Quero ver esses “pseudos-criadores-amantes de animais” defenderem rodeios agora,dizendo que esses animais são MUITO bem tratados…absurdo!!!

  5. Quer mosntrar que é macho, vai lutar com UFC, ai eu quero ver quem é que vai sair tetraplégico!

  6. Jura, karina? Você viu tudo? Conte-nos como foi!

    Marilia

  7. Covardia… Que tristeza. Que vergonha de fazer parte da espécie humana.

  8. OLHA PESSOAL, TENHAM CERTEZA QUE ISTO NAO ACONTECEU DE PROPOSITO, NAO TENHO NADA A VER NAO PRATICO MONTARIA OU ALGO DO TIPO, POREM ACHO QUE ESTAO PEGANDO PESADO DEMAIS. NAO VOU DISCUTIR QTOS EMPREGOS SAO GERADOS, NAO POSSUO NUMERO. AGORA NOTICIEM E FIQUEM INDIGNADOS COM O PESSOAL DA CRACOLANDIA, SEJA EM SAO PAULO, NO RIO DE JANEIRO NO BRASIL A FORA.
    NAO QUERO ABRIR UMA DISCUSSAO AQUI, POREM DAI A CHAMA-LO DE CRIMINOSO OU ALGO ASSIM DEVE GERAR PROBLEMAS AOS CRITICOS DE PLANTAO. AOS HUMANOS DEMAIS QUE CUIDEM DOS DEMAIS HUMANOS, TEM MUITOS PERDIDOS POR AI!

    • O que mais vemos é críticas e clamores sobre td isso q vc disse. Pq qdo falamos em tratar melhor os animais as pessoas sempre vem com essa? Querer o melhor pra eles não quer dizer que tb não vamos à tópicos q falam dos humanos e não nos revoltemos do mesmo jeito, ou até mais!… Não desmereça vidas q dependem de nós!!!

  9. MARILIA, MUITO OBRIGADO PELO ESPAÇO AQUI DEIXADO PARA DEBATER, SOU DECENDENTE DE ESPANHOL E SEI QUE MUITOS NAO SABEM LIDAR COM ISSO, RESPEITO, POREM OS TOUROS PERDEDORES DA CORRIDA SAO DOADOS A INSTITUIÇOES, TEM GENTE PEGANDO MUITO PESADO, CHAMANDO O CARA DE ASSASSINO E SE ESQUECENDO DA REALIDADE. ABRAÇOS E PARABENS PELO TRABALHO.

    • Pelo menos uma pessoa com senso crítico de verdade nos últimos dias! É bom ver que existem pessoas que entendem…

      • Carolina,

        Infelizmente só este post foi aceito.

        Obrigada pela visita.

        Marilia Escobar

    • Daniel,

      Realmente alguns comentários foram pesados demais. Já foram retirados do blog.

      Marilia Escobar

  10. Concordo com você, Julio.

  11. Faço de suas palavras as minhas.

  12. Lei dos Crimes Ambientais (http://www.mma.gov.br/port/gab/asin/lei.html)

    “Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
    Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.
    § 1 . Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
    § 2 . A pena e aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.”

    Preciso escrever mais alguma coisa????

  13. Rodeio …. tsc..tsc… lugar para provar como o cavaleiro/amazona pode dominar o boi/bezerro.

    Quer provar que é macho ??? Vai brigar numa arena cheia de gladiadores!!! Ah..não tem ?? Então vai numa academia do Gracie e chama todo mundo de bundão !!

    Do mesmo jeito que a farra do boi acabou essas “festas” de Barretos tbm tem de acabar !!!

    Um bezerro … prá quê querer derrubar um pobre animal prá provar que é forte ???. Sinceramente … a inversão de valores hoje em dia me enoja !!!

    Parabéns pelo espaço !!

  14. Esse rapaz é um boçal. É um atraso na humanidade um evento como esse, e mais boçal são as pessoas que perdem seu tempo e até pagam caro para assistir à uma coisa lamentável dessas, pois estão financiando isso. Acho que nem tenho o que falar diante de tanta revolta.

  15. Que absurdo isso que vocês estão falando, o que aconteceu em barretos foi um acidente, quantos anos existe essa competição e nunca aconteceu algo parecido. O que voc~es pensam sobre a luta de boxe? ou mesmo UFC como citaram acima. Dois homens se estrupiando, e se um deles morre, o outro é assassino?? isso é um esporte, que envolve familia, lazer, economia. Esse competidor não é o que vcs estão falando, foi um acidente, como pode acontecer com qualquer um de voc~es que possam vir a matar um animal, um atropelamento, imagina se vc matar um cachorro na rua vao te chamar de assassino!!Pensem nisso, e se existe mal trato aos animais de rodeio podem ter certeza que é a minoria como toda regra tem excessão.

    • Bruna,

      Como este é um espaço democrático e você usou de expressões adequadas para dizer o que pensa, seu comentário foi aceito.

      Infelizmente, não concordo com algumas coisas que disse, afinal, atropelar algum animal, por exemplo, pode ser algo inesperado. Já em rodeios, os animais são estressados e maltratados. Fazendo isto, a possibilidade de que algum deles morra, é muito maior!

      Seria como eu ter uma briga de galo e lamentar quando algum deles morrer. Porém, não precisarei me preocupar, a justiça cuidará disso por nós!

      Obrigada pela visita!

      Marilia Escobar

    • Bruna, você derrapou vergonhosamente na argumentação.

      É ridículo falar que “rodeio é esporte” e compará-lo ao boxe, por exemplo. Neste, há interação entre duas pessoas, as quais ESCOLHEM estar no ringue e enfrentar-se, assumindo todos os riscos decorrentes da luta. Evidentemente, isto se difere de OBRIGAR um animal a servir de entrenimento vil e covarde, sendo explorado e sofrendo maus-tratos. Quem protege bois e cavalos contra o sadismo de certos “profissionais” do ramo? Claro, tudo é justificado, pois há muito dinheiro, famosos e mídia envolvidos, e impera o cio coletivo dos admiradores (alienados ou hipócritas) do evento.

      Em relação à afirmação de que foi “acidente”, você cometeu outro erro crasso. Desde quando dar uma violenta “gravata” em um bezerro não indica possibilidade de feri-lo ou matá-lo? O peão estava ciente de que poderia machucar o referido mamífero. O objetivo era imobilizá-lo e ganhar o torneio. Ou seja, usá-lo para benefício próprio e diversão do público. O mesmo raciocínio pode ser aplicado a quem dirige um automóvel? É óbvio que não!

  16. Pelo conteúdo e palavras nada adequadas, alguns comentários foram retirados do blog.

  17. Um ato lamentável.

    Uma triste situação para o Bezerro e também para Cássio que terá que se acertar com a justiça(Será mesmo Brasil?).

    De qualquer forma, não podemos julgá-lo e crucificá-lo pelo ocorrido. Apenas ACHO que o que ocorreu era algo totalmente possível já que o homem estava aplicando sua força para imobilizar o animal.
    Ainda me atrevo a dizer que o César tinha consciência de que o animal poderia ser morto e preferiu acreditar que nada de ruim aconteceria.

    Esses pensamentos são os mesmos dos motoristas embriagados que atropelam pessoas e dizem: “Nossa, eu não tive culpa!”. Ou então dos “PitBoys” que matam uma pessoa de pancada e dizem: “Era só umas porradas de curtição. Não achei que o mendigo não fosse aguentar”.

    Acima, expus minha opinião. Não há necessidade de cortar os pulsos e revoltar-se com o mundo e/ou com o Blog caso não concorde.

    Abraços.

    • Concordo com cada palavra que disse, Fabinho!!!

      Marilia Escobar

  18. Sem palavras….Simplesmente covardia contra um ser indefeso!!!
    Até quando!!!!

  19. Sem palavras covardia com os animais, imagina asituaçao do animal, apavorado sem saber o que esta acontecendo.
    Agora ter que sacrificar a vida de animal para divertimento e lucro de muitos…não sei onde vamos parar com essa violencia contra os animais!!!
    LAMENTAVEL a atitude de voces organizadores e participantes destas competiçoes.

  20. Dizem que ele é profissional?Um profissional não deixaria isso acontecer de maneira alguma! Por ele é só mais um ,só irão substitui-lo por outro garrote…que vergonha tratar um animal dessa maneira! VERGONHA…aqui se faz aqui se paga!

  21. Realmente isso tudo é muito triste e revoltante.

    Não tenho nada a dizer ….

    Luto sempre pela proteção dos animais.
    Só sei dar carinho e afeto desses seres criados por deus.
    Pois isso sim é amor de verdade
    Amor puro.
    Não precisa de dinheiro gerado..e uma plateia de 1 milhão de vermes observando.

    AQUI SE FAZ….AQUI SE PAGA !!

    Existe um ceu…um mundo espiritual ..cuidando desse bebezerinho !

    Snif….. vejam observem…a ternura no olhar de um animal..

    e o medo angustia desespero desses que são usados como lixo..mrcadorias…

    Se esquecem que eles pensam…sofrem …sentem amor…e DOR.

    • Ana Rita,

      Concordo com TUDO o que escreveu! Pagaremos por tudo o que faremos na Terra. É a Lei da Ação e Reação.

      Volte sempre ao blog!

      Marilia Escobar

  22. Foi um acidente, pela madrugada…Morre mais pessoas jogando futebol que nelores em rodeios…santa hipocrisia…

    • Daniel,

      Respeito e aceito sua opinião. Mas essa é uma vida que se foi, e já foi provado que graças a uma manobra INCORRETA do peão.

      E, se Deus quiser, acabarão as torturas que ocorrem nestes rodeios.

      Marilia Escobar


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: