O chiclete gruda no estômago quando o engolimos?

Sua mãe, avó ou algum parente com certeza deve ter avisado você, quando criança: não engula o chiclete, porque ele “gruda” no estômago ou no intestino e vai fazer muito mal. Pior: pode levar anos para que a goma de mascar saia do organismo.

Se você já passou pela situação acima, não se assuste: essa crença não passa de lenda urbana. “Engolir o chiclete não traz problemas. Mesmo assim, não se recomenda que a pessoa engula porque ele não é um alimento”, avisa o gastroenterologista Guilherme Becker Sander.

Tanto não é alimento que a goma de mascar, em si, não é digerida pelo nosso sistema digestivo. “Componentes como corantes e açúcar, utilizados para dar sabor à goma, são dissolvidos ainda na boca, durante a mastigação, e depois são absorvidos. Mas o chiclete, caso engolido, é eliminado junto com as fezes”, explica Sander.

O gastroenterologista explica que crianças pequenas, de dois anos para baixo, não devem mascar chicletes. Caso seja engolida, a goma pode entrar pela traquéia e causar asfixia. “Por isso, até mesmo balas representam perigo para crianças desta idade”, conta.

O chiclete, geralmente, é constituído por quatro ingredientes: aromatizantes, adoçantes, amaciantes e a base da goma. Esta última é feita de substâncias químicas sintéticas que permitem que o chiclete seja mastigável. Por isso mesmo ela resiste às propriedades digestivas da boca.

A goma de mascar como a conhecemos hoje, mastigável e doce, surgiu por volta da década de 1860, quando o fabricante de doces Thomas Adams começou a produzir o chiclete de sua marca, até hoje na famosa caixinha amarela.

Texto retirado do site Terra.

OBS: Dinda, obrigada pela matéria!

Anúncios
Published in: on 18/09/2011 at 8:27  Comments (2)  

The URI to TrackBack this entry is: https://mariliaescobar.wordpress.com/2011/09/18/o-chiclete-gruda-no-estomago-quando-o-engolimos/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Com certeza ele vai pro nosso pé… Eu tenho chiclete até o joelho mais ou menos… eheh

    Beijo linda!

    • Engraçadinho!

      hahhhahaha…

      Te amo!

      Marilia


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: