SP deixa de fornecer sacolas de plástico a partir de 4ª feira!

Na quarta-feira, pelo menos 80% dos supermercados do Estado de São Paulo deixarão de fornecer sacolas plásticas para seus clientes. Caixas de papelão e sacolas retornáveis são as opções mais comuns oferecidas pelas redes. Quem quiser, também poderá adquirir sacolas biodegradáveis por cerca de R$ 0,20.

A iniciativa de tirar as sacolas dos caixas é fruto de um acordo entre a Associação Paulista dos Supermercados (Apas) e o governo do Estado de São Paulo. Preferiu-se este caminho à adoção de uma lei. ‘Optamos pelo diálogo com o setor’, afirma o secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas. ‘O acordo é voluntário por parte das redes.’ Ele recorda que algumas cidades, como Jundiaí, chegaram a aprovar legislações para proibir as sacolas, mas foram julgadas inconstitucionais. No caso de Jundiaí, a prefeitura assinou depois um acordo com os supermercados locais e obteve o resultado que não alcançara com a lei.

Para ambientalistas e gestores públicos, a medida tem um importante valor simbólico. Apesar de as sacolas só representarem uma pequena parcela do volume total de lixo descartado, têm o mérito de trazer para o cotidiano das pessoas a preocupação com a sustentabilidade, aponta Fernanda Daltro, gerente de consumo sustentável do Ministério do Meio Ambiente. ‘As pessoas aprenderão a separar o lixo seco do úmido, que é o que realmente precisa da sacola plástica para não fazer sujeira.’

Texto retirado do site Estadão.

OBS: Fábio Henrique, muito obrigada pela dica. Aqui em BH a lei já está em vigor a mais ou menos um ano.

Fiquei muito feliz pela iniciativa de SP! Não importa quem sairá perdendo ou ganhando. O que importa é a preservação ambiental (pelo menos para mim). 

A natureza agradece!

Marilia Escobar

Anúncios
Published in: on 22/01/2012 at 21:27  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://mariliaescobar.wordpress.com/2012/01/22/sp-deixa-de-fornecer-sacolas-de-plastico-a-partir-de-4a-feira/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. Oi Marilia.. realmente o que importa é a preservação ambiental…se os mercados estarão tomando tal iniciativa para somente economizar dinheiro segundo a ótica de algumas pessoas, a natureza agradece da mesma forma.
    Ah… obrigado pelos créditos da mensagem. Parabéns pelo seu blog… sou um visitante assíduo e recebo todos os seus posts por e-mail.
    Abraços.
    Biólogo Fábio Henrique Vêneri de Piracicaba-SP
    @biofabio


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: