2º Congresso Brasileiro de Ecologia de Paisagens em Salvador / BA.

APRESENTAÇÃO

A Associação Internacional de Ecologia de Paisagens do Brasil (IALE-Br) realizará o segundo II IALE-Br,  de10 a12 de setembro de 2012, na cidade de Salvador (BA), como continuação dos trabalhos iniciados em  outubro de 2009 no  Latin American IALE Conference).

O congresso será organizado pela filial brasileira da Sociedade Científica de Ecologia de Paisagens (IALE-Br).

Conjuntamente com o II-IALE-BR, ocorrerá o II Simpósio SCGIS-BR, organizado pelo ramo brasileiro da “Society for Conservation Geographic Information Systems”. O simpósio terá como tema “SIG para conservação da biodiversidade: apoiando o planejamento e gestão de paisagens sustentáveis”. Esse simpósio deve atrair, além de  pesquisadores das áreas de Ecologia de Paisagens e de Conservação, diversos profissionais interessados nos recentes avanços dos Sistemas de Informações Geográficas aplicados à  conservação ambiental.

O evento pretende fortalecer a Ecologia de Paisagens no Brasil e dar continuidade aos trabalhos da IALE  na América Latina.

Com o reconhecimento crescente da importância de estudos espacialmente explícitos nas áreas ambientais, esperamos um público amplo, com a publicação de cerca de 200 resumos, entre apresentações orais, painéis e simpósios. Esperamos também maior participação de entidades privadas e governamentais tais como empresas de consultoria e agências de regulamentação ambiental.

Nos últimos anos, diversas universidades contrataram professores especializados em Ecologia da Paisagem e o número de palestras, mesas redondas e minicursos apresentados nessa área de conhecimento aumenta continuamente nos eventos e nos cursos de graduação e pós-graduação.

A Ecologia de Paisagens é uma disciplina nova, em plena expansão, principalmente na Europa, Estados Unidos e Austrália, e com inúmeras aplicações  em planejamento ambiental e conservação biológica.   No Brasil, a disciplina ainda é recente, mas tem grade potencial de expansão face aos grandes  desafios ambientais de nosso país.

Nossa objetivo  é que a soma de trabalhos realizados tanto pelas universidades quanto pelas ONGs e empresas ambientais represente uma contribuição valiosa para o desenvolvimento sustentável na América Latina.

O que é a Ecologia de Paisagens e suas Aplicações?

O homem vive hoje em ambientes cada vez mais modificados por suas atividades, levando a sérios problemas, como a degradação dos solos, esgotamento de recursos hídricos, mudanças climáticas, extinção de espécies, entre outros. Nesse cenário, o entendimento das interações do homem com seu ambiente é imprescindível para buscarmos novas soluções sustentáveis de uso e ocupação da terra que considerem a conservação da biodiversidade e a saúde humana. Num contexto de amplo crescimento demográfico, onde os recursos são limitados, é premente a necessidade de  planejar as atividades humanas, de forma a propiciar não apenas melhoria de nossa qualidade de vida, mas também maior justiça social, o uso sustentável de recursos naturais renováveis e a conservação de um amplo espectro de serviços ecossistêmicos. Para esse planejamento, uma nova disciplina vem se destacando: a Ecologia de Paisagens. Esta disciplina alia conhecimentos da Ecologia e da Geografia para o entendimento dos processos ecológicos num contexto espacial. Contrariamente às disciplinas mais tradicionais da ecologia, que procuram dividir o espaço e estudar as propriedades de cada uma de suas partes, a Ecologia de Paisagens se propõe a entender “mosaicos heterogêneos”, com toda sua complexidade geo-físico-química, biológica e social, em escalas compatíveis com as atividades humanas. A Ecologia de Paisagens, com sua abordagem e escalas diferenciadas, fornece bases teóricas fundamentais para debater  questões sobre  planejamento ambiental e conservação da biodiversidade.

Utilizando-se o conjunto de princípios da Ecologia de Paisagens é possível propor estratégias de restauração e conservação da biodiversidade em ambientes antropizados, além de executar gestões socioambientais, mas não se se o pleonasmo foi feito de propósito) para a ocupação territorial humana, com o intuito de garantir a preservação tanto dos ambientes naturais quanto da diversidade cultural a eles associada. Em suma, a Ecologia de Paisagens oferece o embasamento científico-teórico necessário para definir planos e ações voltados à conservação da biodiversidade, de planejamentos ambiental  visando o desenvolvimento sustentável.

Faça aqui sua inscrição: http://ci.eventus.com.br/ci/?siteorigem=iale2012

Mais informações: www.eventus.com.br/iale2012 .

Texto retirado do site do evento.

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://mariliaescobar.wordpress.com/2012/02/19/2o-congresso-brasileiro-de-ecologia-de-paisagens-em-salvador-ba/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: