O caminho para produção sustentável: Plano ABC e o Programa ABC.

O diretor do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Carlos Magno Brandão, explica nessa rápida entrevista o que é o Plano ABC e o Programa ABC e as vantagens que os produtores rurais terão com a adesão ao programa de agricultura de baixo carbono. Segundo Brandão, os produtores rurais poderão obter futuramente outra fonte de renda com o mercado de crédito de carbono no Brasil, “o que certamente acontecerá”.

Qual a importância do Programa ABC para o Brasil? 

O Brasil precisa do Programa ABC para cumprir compromissos internacionais, assumidos em Copenhague, de reduzir a emissão de carbono. O Programa ABC é pioneiro na busca por uma agricultura de baixo carbono em grande escala. Além disso, a disseminação desse programa proporcionará o aumento da produção de grãos, de carnes, de leite e de madeira, com as tecnologias que serão utilizadas, sem desmatar nenhum hectare. O objetivo é pegar áreas de pastagens degradadas, recuperar essas áreas com as tecnologias existentes e torná-las produtivas.

Explique o que é o Plano ABC e o Programa ABC: 

O Plano ABC é um plano setorial para a agricultura que tem como objetivo a mitigação do efeito dos gases do efeito estufa (GEE) e a redução da emissão desses gases com a aplicação das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e pelas universidades brasileiras nas propriedades rurais brasileiras. Já o Programa ABC é a linha de crédito que permitirá aos produtores implementar essas tecnologias previstas no Plano ABC.

Quem pode pleitear os recursos do Programa ABC?

Qualquer produtor brasileiro que esteja disposto a melhorar sua atividade no que diz respeito à qualidade e à produtividade. Ele deve procurar um técnico da extensão rural — quando falo extensão rural pode ser tanto de empresas estaduais, como a Emater, como também técnicos de cooperativas ou de empresas privadas especializadas nesse tipo de assistência técnica. O técnico deve ir à propriedade para fazer um diagnóstico e, a partir daí, elaborar um projeto que proponha alternativas que contribuam para melhorar o sistema de produção. Esse projeto deve ser encaminhado a um agente financeiro, pode ser do Banco do Brasil ou de outros bancos que operam os recursos do Programa ABC, que avaliará se o projeto está de acordo com os requisitos de financiamento do programa. Sendo o projeto aprovado, o produtor rural receberá o dinheiro para implementar a ação proposta no projeto. É muito importante que tenha um acompanhamento técnico na implantação porque as tecnologias trazem resultados, desde que bem utilizadas.

Quais as vantagens dos produtores rurais ao aderir ao programa? 

A primeira vantagem é que o produtor rural vai ter a oportunidade de acessar uma linha de crédito que há muito tempo ele não tinha, com taxa de juros bem abaixo das praticadas no mercado, de 5,5%, prazos de carências compatíveis com o tipo de atividade desenvolvida, assim como prazos para pagamento de acordo com o tipo de tecnologia utilizada. Em segundo lugar, é a oportunidade do agricultor melhorar a sua propriedade no que diz respeito à conservação do solo e à recuperação de áreas degradadas que antes estavam paradas e que poderão ser novamente utilizadas. Como conseqüência, o produtor terá um aumento da renda que é o que mais importa para ele. Além disso, pensando no futuro, essas práticas sustentáveis poderão trazer outra fonte de renda aos produtores no momento em que estiver estruturado o mercado de crédito de carbono no Brasil. Isso certamente acontecerá. O Plano ABC prevê a implantação de um laboratório virtual para fazer o monitoramento dessas ações sustentáveis e medir o quanto reduzimos a emissão de GEE. Dessa forma, será possível criar um mercado de crédito de carbono.

Acompanhe mais notícias sobre os Seminários do Guia de Financiamento da Agricultura de Baixo Carbono no Blog www.canaldoprodutor.com.br/agriculturabaixocarbono .

Texto retirado do Blog Canal do Agricultor.

Anúncios
Published in: on 19/02/2012 at 21:33  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://mariliaescobar.wordpress.com/2012/02/19/o-caminho-para-producao-sustentavel-plano-abc-e-o-programa-abc/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: