Programa tenta evitar extinção de espécies “feias” ameaçadas.

Animais que costumam alcançar fama mundial por estar sob ameaça, como pandas, gorilas, tigres e elefantes, tendem a ser esteticamente agradáveis, e até mesmo provocar suspiros. Eles acabam sendo privilegiados na alocação de verbas de programas para garantir a manutenção de suas espécies evitando a extinção.

Mas os cientistas que estudam os animais mais raros do planeta dizem que muitas das criaturas preciosas e ameaçadas têm características físicas que, embora talvez não sejam tão adoráveis, os fazem ser únicos.

Pesquisadores do programa de Espécies de Evolução Distinta e Globalmente Ameaçadas (Edge, na sigla em inglês) da Sociedade Zoológica de Londres pretendem aumentar a conscientização sobre esses animais que também correm risco de extinção.

Pangolins são os únicos mamíferos cobertos por escamas. Feitas de queratina, como chifre de rinoceronte ou unhas humanas, as escamas cobrem o corpo do animal de maneira sobreposta.

O animal acima é uma equidnas, um dos três mamíferos que põe ovos, assim como os répteis e as aves. Ele faz parte dos chamados monotremados – um grupo que inclui o ornitorrinco. Com nariz comprido e garras afiadas, é o mais antigo mamífero do mundo.

Outro mamífero dono de um grande nariz e que não faz parte de muitas campanhas de preservação é o golfinho do rio Ganges. Com um bico longo, dentes grandes e visíveis, ele é um golfinho de água doce, assim como o boto cor-de-rosa, natural da Amazônia.

A salamandra gigante chinesa é a maior espécie de salamandras do mundo. Ela pode atingir até 1,8 m de comprimento. Já foi muito comum em toda a China, mas tem diminuído muito ao longo dos últimos 30 anos, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza.

Somente nos anos 1970 o sapo parteiro de Maiorca foi descoberto e apenas a partir de seus restos fossilizados. O animal foi avistado vivo alguns anos depois, o que desencadeou um programa de reprodução em cativeiro.

Texto retirado do Jornal ESTADÃO.

OBS: Muito obrigada pela matéria, Fabinho. Uma pena que tantos animais sejam prejudicados porque não são “bonitos”. Fala sério!

Marilia Escobar

Published in: on 21/11/2012 at 17:41  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://mariliaescobar.wordpress.com/2012/11/21/programa-tenta-evitar-extincao-de-especies-feias-ameacadas/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. Muito bacana esse post né? eheh…

    O mamífero de escamas foi uma surpresa pra mim. =)

    Beijokas!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: