Cadáver de tartaruga é retirado do mar com garrafa pet na garganta.

O cadáver de uma tartaruga adulta, provavelmente da espécie Caretta caretta, foi resgatado, no fim da tarde do dia 03/12, na praia de Pau Amarelo, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Alertado por banhistas, o corpo do animal foi retirado do mar por Adriano Artoni, que atua como ambientalista voluntário desde 1987. “Quando passei a mão pelo pescoço dela, apertei e comecei a ouvir um barulho de plástico dentro da garganta. Era a garrafa pet, mas não sei dizer se colocaram ou se ela engoliu”, conta o voluntário.

tartaruga_pauamarelo22-300x225

Rosilda Barreto, professora doutora do Departamento de Morfologia e Fisiologia animal da Universidade Federal Rural de Pernambuco, suspeita que a garrafa tenha sido confundida com alimento. “Essa espécie é chamada de cabeçuda porque tem realmente a cabeça maior, então pode ter tentado ingerir a garrafa junto com outros alimentos”, afirmou.

Animal em extinção, assim como todas as espécies de tartaruga, a cabeçuda não é comum em Pernambuco. “Ela desova mais em Sergipe e no Rio de Janeiro, mas às vezes as correntes marinhas trazem. Aqui, a mais comum é a de pente”, esclarece a professora.

Sobre a espécie da tartaruga, a especialista explica: “Só seria possível afirmar com certeza se houvesse como verificar as escamas da carapaça, mas, pela foto, provavelmente é uma Caretta caretta”.

A tartaruga já estava em avançado estado de decomposição e não tinha a nadadeira traseira esquerda. Segundo Artoni, deveria estar boiando no mar há quatro ou seis dias. O cadáver foi enterrado na areia da praia.

Texto retirado do site G1. 

OBS: Minha família mora nessa praia e é um absurdo que isto ocorra com tanta frequência. Quando precisamos preservar as espécies para que sua extinção não ocorra, outras morrem por lixo que NÓS produzimos. Mundo contraditório!!!

Marilia Escobar 

The URI to TrackBack this entry is: https://mariliaescobar.wordpress.com/2012/12/10/cadaver-de-tartaruga-e-retirado-do-mar-com-garrafa-pet-na-garganta/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. Triste. Um dia isso há de acabar!:/


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: