Biologia, Evolução, Medicina Forense

Entomologia forense

entomologia 4

Entomologia Forense é a área da ciência na qual os insetos se tornam vestígios imprescindíveis para uma investigação criminal. Evidências de insetos demonstram quando um corpo foi movido para um segundo local depois da morte, ou se um corpo foi em algum momento manipulado por animais, ou pelo assassino que voltou á cena do crime, uso de entorpecentes, danos em bens imóveis, contaminação de materiais e produtos estocados dentre outros casos que se apresentam à investigação forense.

entomologia 1A entomologia forense também pode ser aplicada nas investigações sobre maus tratos, danos imobiliários e tráfico de entorpecentes, e vítimas de mortes violentas, podendo esclarecer a identidade do cadáver, a causa da morte, o lugar onde ocorreu e principalmente o tempo entre a morte e a data que o cadáver foi encontrado, denominado de intervalo pósmorte (IPM). Para que haja uma estimativa do IPM são necessárias espécies necrófagas, que utilizam matéria orgânica em decomposição como fonte de proteína e para ovoposição, acelerando a putrefação e a desintegração do corpo o que facilita o estudo do caso, pois cada fase de putrefação atrai um determinado grupo. Além da possibilidade de obter sangue e outros tecidos do cadáver do seu trato digestório, podem ser utilizados para extração de material genético do cadáver para exame de identificação através do DNA.

Oliveira-Costa (1990, 1991 apud CARVALHO, 2003), cita que a primeira aplicação da entomologia forense como ocorrida no século XIII no ano de 1235, na China, onde policias investigavam um assassinato ocorrido na zona rural, efetuado por instrumento corto-contundente. Os policiais então, desconfiando dos empregados de uma fazenda, solicitaram que os mesmos depositassem seus instrumentos no chão. Passados alguns minutos insetos começaram a pousar em uma foice, na qual havia vestígios de sangue. Quando o dono do instrumento foi interrogado, veio a confessar a autoria do crime. Esse episodio então, foi a primeira noticia da aplicação da entomologia forense relatada no livro “The washing of wrongs”, escrito por Sung Tz’u, embora a literatura especializada em entomologia concedesse ao médico Bergeret D’Arboois em 1855, na França, o fato de ter sido o primeiro a utilizar os insetos como indicadores forenses.

entomologia 3Segundo Mug (1994 apud OLIVEIRA-COSTA, 2003, p. 46) o médico D’Arbois estudou larvas e ovos de moscas presentes no corpo de uma criança encontrada sobre o piso de uma residência que fora coberto por uma camada de gesso. A associação da fauna necrófaga encontrada e o estágio de decomposição do cadáver revelou que a morte já teria ocorrido a certo período de tempo, inocentando os atuais moradores que residiam há pouco tempo na casa e incriminando os antigos moradores.

De acordo com Oliveira-Costa et al. (2000), essa ciência tornou-se mundialmente conhecida somente após 1894, com a publicação na França do livro “La faune des cadavres” de Mégnin, no qual o autor inclui fundamentações teóricas, descrições dos insetos e relatos de casos reais estudados por ele e colaboradores. Os estudos que resultaram neste livro ainda são utilizados como padrão para os achados de insetos cadavéricos que se sucedem de modo previsível no processo de decomposição.

Fonte:

  • Artigo científicoENTOMOLOGIA FORENSE: INSETOS AUXILIANDO A LEI
    Camila Santos de Santana, Daniel Siquieroli Vilas Boas

Notas da autora: 

Ficou interessado por mais informações? Acesse o link acima. Este é um artigo científico que explica a história da Entomologia Forense no mundo e no Brasil! Vale a leitura!

4 comentários em “Entomologia forense”

  1. Que curioso o caso da criança assassinada. Muito legal o artigo. Parabéns por repassar mais esse conhecimento.

Deixe um comentário